domingo, 10 de novembro de 2013

Abraços e elogios

Receber um abraço apertado e sincero, não só faz bem ao coração como também à alma.Porém, se este abraço vem acompanhado do elogio: “Como você está linda!”, o espírito exulta, a auto-estima chega a níveis inimagináveis e  a alegria se instala.
Se eu achava que ser convidada para a outorga da medalha já tinha sido uma honra, receber este abraço foi além das expectativas.Como bem definiu um amigo  em comum:“Ela é sensacional!”  De fato, amiga, Rosana Valle, vc é mesmo sensacional, competente, carinhosa, inteligente e uma grande amiga!
Isto posto, eu não poderia deixar de ir além e refletir sobre o elogio. Em uma de suas colunas, Luiz ALCA de Sant´Anna defende que “Elogiar  é reconhecer. E reconhecer é uma das atitudes mais bonitas e amplas do comportamento humano em qualquer tempo. E muito inteligente.” Ainda segundo Alca, “Há quem jamais reconheça por medo de estar dando ponto a mais para o outro...é um ensaio de inveja, uma total lástima!”
Felizes são aqueles cuja grandeza de espírito e bondade no coração elogiam como minha amiga faz constantemente. Ela é realmente  bonita, inteligente e consciente disso, com a auto-estima bem cuidada,  não hesita em elogiar nem mesmo num momento em que os elogios deveriam ser só para ela, um exemplo a ser seguido!

2 comentários:

  1. Anninha:

    Elogiar pessoas queridas, amadas, generosas, doces, de bom caráter é tarefa fácil, prazerosa e deve ser praticada sempre que necessária.
    Difícil, quase impossível, é ser obrigado a render loas e elogiar pessoas execráveis, intoleráveis, dissimuladas, com quem você jamais dividiria uma cerveja numa mesa de boteco.
    Por motivos profissionais, com base em avaliações estritamente técnicas, inúmeras vezes sou obrigado a elogiar autênticos canalhas, mas que desempenham com extrema competência as suas atribuições.
    São canalhas, calhordas, mas competentes....

    Com relação à inveja, só posso dizer que uma m.......

    R.Floyd

    ResponderExcluir
  2. Dear Mr. Floyd,
    Nem tão fácil. Algumas pessoas não conseguem ver o lado positivo. Só veem falhas e são ótimos em criticar, nunca prontos para elogiar.Elogiar tb tem técnica e é uma questão de hábito, bom senso e desprendimento.

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.