terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Movimento Slow Down - junte-se a ele


Às vezes, me pergunto por que as crianças parecem já nascer ansiosas? Será que as mães passam essa ansiedade ainda durante a gestação? Então, isto significa que antigamente, as mães não eram ansiosas?
Debruçando-me sobre essas questões, deparei-me com pontos relevantes. As mães de antigamente eram menos ansiosas, pois não tinham essa jornada dupla de hoje, embora o serviço de casa seja bem pesado, as preocupações eram menores. Normalmente, as esposas cuidavam da casa e das crianças, enquanto os maridos proviam o sustento responsabilizando-se inclusive pelo pagamento de todas as contas. E, por falar em contas, estas eram em número muito inferior ao de hoje. Resumiam-se a aluguel, impostos, luz e água. Gradativamente, foram surgindo as contas de telefone e aí tudo degringolou. Quantas contas de telefone pagamos hoje em dia? Sem mencionar o plano de saúde, as escolas, cursos extras e internet.A atividade física era de graça na rua , jogando com os amigos, ou na praia. Hoje, qualquer esporte é feito em academia e implica em mais uma conta. Todos esses fatores vão gerando uma sensação de angústia e cansaço que vão crescendo paulatinamente sem percebermos.
Nossas crianças não vão para a rua brincar com os amigos e espairecer. Ao contrário, ficam em casa, na TV ou no computador, ruminando aquilo que os incomoda. Os pais, por sua vez, tentando corresponder a todas as expectativas, transmitem  frustração e  angústia para seus filhos.
Por estes motivos, um novo  movimento está sendo lançado no mundo:  o SLOW DOWN. A ideia é diminuir a correria desenfreada em que vivemos. A proposta é evitar restaurantes ou lanchonetes tipo fast food, trabalhar menos horas, desligar computadores, aparelhos de televisão e, principalmente, aparelhos celulares.
O que você acha da proposta? Vamos tentar? Quem sabe você consegue se presentear com uma hora por dia, sem TV, sem celular, sem internet e toma aquele banho demorado  e um chá calmamente e fumegante. Vale tentar!

4 comentários:

  1. Eu estou sempre tentando...rsss.
    ótimo texto.
    edu

    ResponderExcluir
  2. Acho isso muito bom. Acalmar, sair da loucura dos compromissos que nós mesmos criamos para buscar mais bem estar e só causamos ansiedade galopante.

    ResponderExcluir
  3. I am extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your weblog.
    Is this a paid theme or did you customize it
    yourself? Either way keep up the nice quality writing, it's
    rare to see a nice blog like this one these days.

    Here is my blog: http://nouveauclashofclanstriche.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Hello! I´m dedicating a lot of time to my new blog:www.consideracoessobreeducacao.com.br and hence I haven´t visited this one lately. I´m happy to read your comment;however, I couldn´t get into your blog. What happeened? Anyway, thanks for your comment! get in touch!

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.