sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Café, amigas, areia e pedras


Como recordar é viver, esta semana estava me lembrando de um amigo de infância que dizia que ao começamos um namoro é normal nos afastarmos da família e amigos. Minha mãe era categoricamente contra isso e defendia que para tudo e para todos há um lugar. Recentemente, recebi um email que aconselhava uma noiva a jamais abandonar as amigas, mesmo após o casamento.
Enquanto escrevo este texto, lembro-me de outro email que conta a fábula das pedras, areia e café como segue:
Um professor, diante de sua classe, sem dizer uma só palavra, pegou um pote de vidro, grande e vazio, e começou a enchê-lo com pedras grandes como bolas de golf. Em seguida, perguntou aos seus alunos se o frasco estava cheio e imediatamente todos disseram que sim.
O professor então pegou uma caixa de bolas de gude e esvaziou-a dentro do pote. As bolas de gude encheram todos os vazios entre as bolas de golf. O professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio e voltou a ouvir de seus alunos que sim.
Em seguida, pegou uma caixa de areia e esvaziou-a dentro do pote. A areia preencheu os espaços vazios que ainda restavam e ele perguntou novamente aos alunos, que responderam que o pote agora estava cheio. O professor pegou um copo de café (líquido) e o derramou sobre o pote umedecendo a areia.
Os estudantes riam da situação, quando o professor falou:
- Quero que entendam que o pote de vidro representa nossas vidas. As  pedras grandes como bolas de golf são os elementos mais importantes, como Deus, a família e os amigos. São as células  com os quais nossas vidas estariam cheias e repletas de felicidade. As  bolas de gude são as outras coisas que importam: o trabalho, a casa bonita, o carro novo, etc... A areia representa todas as pequenas coisas. Mas,  se  tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, não haveria  espaço  para as pedras grandes nem para as bolas de gude. O mesmo ocorre em nossas vidas. Se gastarmos todo nosso tempo e energia com as pequenas coisas, nunca teremos lugar para as coisas realmente importantes. Prestem atenção nas coisas que são primordiais para a sua felicidade. Brinquem com seus filhos, saiam para se divertir com a família e com os amigos, dediquem um pouco de tempo a vocês mesmos, busquem a Deus e creiam n’Ele, busquem o conhecimento, estudem, pratiquem seu esporte favorito... Sempre haverá tempo para as outras coisas, mas ocupem-se das pedras grandes  em primeiro lugar. O resto é  apenas areia.
Um aluno se levantou e perguntou o que representava o café.
O professor respondeu:
- Que bom que você tenha feito esta pergunta, pois o café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja nossa vida, sempre haverá lugar para tomar um café com um amigo.
(Autor desconhecido)

Por isso, quando aparece aquele compromisso profissional no mesmo horário dos horários das reuniões da escola dos meus filhos ou das apresentações, não tenho dúvidas nem remorso: opto pelo compromisso com meus filhos, sem ansiedade.Porém, mesmo cansada ou assoberbada pelo trabalho e demais afazeres, jamais digo não a um cappuccino com as amigas. AMIGAS, amo vocês todas!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.