sexta-feira, 5 de outubro de 2012

EAD - educação à distância


Super na moda e aparentemente a solução para quem não tem tempo disponível, Educação à Distância ou, simplesmente, EAD tem sido a escolha para muitos profissionais que buscam o aprimoramento. Porém, a dúvida paira no ar: este tipo de ensino funciona mesmo?
Há seis anos atrás, matriculei-me numa pós  semipresencial pelos motivos que a maioria das pessoas faz esta escolha:Tempo. Eu tinha dois filhos pequenos, trabalhava muito, mas sonhava com esta pós há muito tempo. Porém, esse esquema de passar o sábado todo na universidade ou frequentá-la duas noites estava fora de cogitação em virtude da tenra idade de meus filhos. Minha escolha foi acertada, pois  eu tinha aulas uma vez por mês aos sábados e tinha uma colega de turma em quem podia realmente confiar. Foi uma ótima experiência e percebi que muitos desistiram pelo meio do caminho ao descobrir que  não existe mágica. O segredo está em sentar e dedicar várias horas semanais ao estudos. Há muito o que ler, redigir e pesquisar, mas é para isso que você se propõe a fazer uma pós, não é?
Acredito no sistema EAD, pois além de economizar o tempo de percurso até a faculdade, há a vantagem da flexibilidade de horário e o valor do investimento é bem mais acessível. Com esta experiência positiva, resolvi iniciar outra pós, mas, desta vez, só digital. Toda a plataforma é via internet, inclusive   as avaliações e a entrega do artigo científico.
Algumas pessoas questionam o tipo de profissional formado nesta modalidade, porém eu questiono se estar matriculado num curso presencial assegura a presença e a qualidade do ensino.
Acredito que  nada substitui a experiência da vida no campus em termos de aprendizado e, mesmo no quesito sociabilização, por isso não aconselho para aqueles que nunca fizeram uma faculdade e ainda são jovens; todavia, para os mais velhos ou para quem busca um segundo curso, é uma opção que deve ser considerada.
Como já disse anteriormente, não há passe de mágica. O sucesso nesse tipo de curso exige disciplina e curiosidade. A pessoa tem que ser metódica e organizada para cumprir prazos e traçar metas, caso contrário, não conseguirá cumprir os prazos. Antes de matricular-se, avalie sua rotina diária e estime se realmente terá tempo para dedicar-se a esta empreitada.Outro ponto  crucial é conhecer o seu estilo de aprendizado e elaborar um planejamento para os estudos.Acredito que a pessoa curiosa e com vontade de aprender, sempre encontra meios de atingir seus objetivos, não esmoreça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.