quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Coisas de mãe e filha

Qual mãe já não passou por esta situação? Enquanto eu me maquiava, as unhas finas de minha filha escalavam minhas pernas tentando equilibrar-se em pé. Muitas de minhas meias foram inutilizadas ainda antes de sair de casa devido aos fios desfiados por aquelas mãozinhas pequenas mas fortes. Porém, o pior ainda estava por vir : tive que dar  adeus  ao meu quase imaculado estojo de maquiagem, pois assim que aquelas perninhas e braços tornaram-se fortes, NUNCA mais pararam de bisbilhotar em minhas gavetas.
Outro dia, uma amiga postou uma foto de um par de sapatos e perguntou se a filha gostou. Não me contive e comentei: “Vai lá e pega no armário da sua mãe!” Rimos muito porque sabemos que bolsas, sapatos, jóias, bijuterias, meias, echarpes e outros itens passaram a ser compartilhados sem dó nem piedade por um movimento bem democrático de socialização de bens.
Uma vez, ousei perguntar se ela não tinha vergonha de usar as coisas de uma mulher tão mais velha, porém a resposta inteligente foi:”Não, porque esta mulher a quem você se refere é muito estilosa.” Depois desta frase inteligentemente proferida com o objetivo de garantir o direito a usar minhas coisas, nada mais pude fazer.
Preciso, entretanto, fazer um alerta: as crianças estão mais espertas a cada nova geração. Minha maquiadora contou-me que havia esquecido o mega blaster estojo profissional de maquiagem no salão, então pediu se a filha  de sete anos poderia emprestar o estojo infantil dela. A menina respondeu que, embora a mãe nunca  empreste a maquiagem para a filha, neste dia ela  concederia este empréstimo para mostrar como era boazinha, ao contrário da mãe.
Aprendemos a nos comportar como seres humanos por imitação. Por isso, senhores Pais observem-se sempre pois nossos filhos estão aprendendo muito mais com nossas atitudes do que com nossas palavras.Segundo Libâneo, a aprendizagem pode ocorrer de forma casual ou sistemática. A aprendizagem casual ocorre de forma espontânea, da interação entre as pessoas no ambiente em que vivem.
De qualquer modo,  é muito bom dividir o espelho, o armário, perfumes, maquiagem. São pequenos prazeres que valem a pena ser vividos pois criam a camaradagem e a cumplicidade. E estes dois ingredientes ajudam a manter a chama do amor e da amizade.         




3 comentários:

  1. Concordo! É uma delícia compartilhar essas coisas.... Desde que não detone meus cremes e não me avise que acabou! Rsrsrsrsrsrsrssr. Adorei suas reflexões! Bjs! Solange Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, sempre compartilhei as coisas com minhas irmãs. Hoje apesar de apenas 1 ano e 11 meses a Mariana já compartilha os cremes e batons com a mamãe. Mas concoro, que dividir cria uma interação e uma cumplicidade que não tem preço. Bjs. Débora Matias

    ResponderExcluir
  3. Débora,às vezes, este partilhar nos enlouquece especialmente com o sumiço das coisas..rs, mas sempre vale a pena!

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.