sábado, 7 de julho de 2012

Steve Jobs e mentes inovadoras


Ao apanhar meu filho na escola, ele me disse:”Mãe, hoje eu vi como eu  fui um pirralho pentelho!” Ao questionar o motivo de tal afirmação, ele me explicou que viu um menininho na escola fazendo exatamente o que ele fazia quando tinha a mesma idade.Explicou-me que adorava fazer exatamente o oposto do que era determinado. Porém, ao ver o menino fazer o mesmo percebeu como ele agira errado e quanto transtorno deve ter causado.
Ao ouvir esta análise, percebi o quanto meu filho é inteligente emocionalmente, pois é capaz de analisar sua própria conduta, refletir e, principalmente, mudar a partir deste confronto. De fato, ele me deu muito trabalho, porém hoje é uma pessoa muito especial.
Toda esta conversa fez com que me lembrasse da explicação de Steve Jobs sobre mentes inovadoras e criativas: “ Quando você pergunta a pessoas criativas como fizeram alguma coisa, elas se sentem um pouco culpadas, porque, na verdade, não fizeram aquilo;elas só viram algo. A coisa lhes pareceu óbvia depois de certo tempo, porque conseguiram conectar experiências que tiveram e sintetizar coisas novas. E o motivo pelo qual elas conseguiram fazer aquilo é que tiveram mais experiências do que outras pessoas.”
Parece-nos, de uma maneira geral que todos nós temos as mesmas experiências uma vez que todos temos uma família, vamos à escola, trabalhamos e interagimos com amigos;entretanto, se observarmos cuidadosamente, perceberemos que, infelizmente, muitas pessoas furtam-se a oportunidade de vivenciar experiências diversificadas. Algumas pessoas são movidas, ou melhor, ficam inertes pelo medo, outras por uma proteção exacerbada, mas, infelizmente, sem a experiência, não há pontos suficientes para conectar e acabam tendo sempre soluções muito lineares sem uma perspectiva mais ampla.
Voltando a Steve Jobs: “Quanto mais amplo é o entendimento de uma pessoa sobre a experiência humana, melhor será o design resultante.” Por isso, corra, pule, chore, tome chuva, deixe-se levar pela vida. Os tombos são necessários para nos ajudar a refletir sobre os momentos e ser capaz de unir os pontos. Talvez, agora, estudar inglês ou praticar um esporte  não faça nenhum sentido. Mas, lá na frente esse conhecimento poderá ser muito útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.