quarta-feira, 27 de junho de 2012

Programas de meninas....programas de meninos


Mãe  e filha num dia, mãe e filho em outro dia, só papai e filhos ou dia da família. Esse esquema pode dar certo?Acertar a agenda não é tarefa fácil, mas é importante reservar momentos para a família como um todo, mas também, separadamente. Meninas gostam de certos tipos de programa, meninos de outros e a família toda faz concessões para se encontrar.
Meninas adoram um shopping Center  e, nesses momentos, conversam melhor e partilham seus problemas e curtições.
 Meninos adoram esportes, atividades físicas em geral e um lanchinho diferente. Steve Biddulph, in O Segredo das crianças Felizes, sugere que os pais devem programar dias especiais para  fazer coisas com os filhos pois estes momentos permitirão a aproximação entre eles.Para ser eficaz, é importante que o pai  ou a mãe sinta-se confortável em fazer o que propôs e não espere grandes resultados,uma vez que o objetivo principal é a convivência.´
Constantemente, as pessoas afirmam que não têm tempo para interagir com os filhos, pois trabalham muito.Porém, tenha em mente que o ponto  vital é a qualidade do tempo compartilhado.  Vinte  minutos de atenção total à criança são  muito mais proveitosos e marcantes que um dia inteiro com reclamações e demonstrações de tédio ou irritação. Às vezes, vejo mães que não trabalham fora de casa e estão sempre nervosas e impacientes ao lidar com seus filhos. Enquanto outras mães, dispendem menos tempo com seus filhos, mas a qualidade desses encontros faz toda a diferença. Como já disse em uma postagem anterior sobre O Poder do Agora, esteja presente por inteiro no momento  que está vivenciando e o depois, deixe pra depois..a lista de coisas a fazer nunca termina, não é verdade?
Ser democrático ao escolher  as atividades é a primeira etapa do processo, uma vez que uma ansiedade boa começará a permear o ânimo de toda a família.
Seria imprudente de minha parte sugerir atividades pois as peculiaridades e características individuais devem ser consideradas e respeitadas. Entretanto, posso exemplificar programas realizados com minha família:
·        Encenar pequenas peças em família;
·        Pintar quadros ou paredes;
·        Ir a parques temáticos;
·        Andar de bicicleta;
·        Surfar ou praticar outras modalidades esportivas;
·        Visitar museus interativos como o Cata-vento em São Paulo – capital;
·        Fazer trilhas.

Enquanto listava os programas feitos em família, pensei que poderíamos fazer uma grande lista de sugestões.  Vamos aumentar a lista acima? Aguardo suas ideias. O céu é o limite! 

Um comentário:

  1. Olá! Gostei de seu blog. A educação é um tema muito complexo que precisa de orientação, vi isso no teu texto, mesmo sendo apenas expressão de suas ideias. Muito legal!!Tenho um tb, me visite para "trocarmos figurinhas".www.teclandosaberes.wordpress.com

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.