sábado, 9 de junho de 2012

Escotismo


O que leva alguns jovens adolescentes  a passar um feriado prolongado sob chuva e frio longe dos computadores e do aconchego de seus quartos?

Como meus filhos estão nesse grupo, resolvi investigar. Minha filha, 17 anos, respondeu-me:” Muito Amor pelo movimento escoteiro. O chefe pediu minha ajuda com os escoteiros e eu não poderia negar.” Já meu filho,13 anos, mais lacônico, “ é muito legal!” Outros me responderam que “é melhor do que ficar em casa”;” é um modo de estar com os amigos”, “ se fico em casa vou ter que estudar”. Outro ainda, mais extremista, me respondeu " Porque sou doido!"
Não me convenceram, mas enfim, verifiquei pessoalmente e estavam todos enlameados, tocando violão, rindo, preparando as próprias refeições,lavando louça, participando de jogos ou esportes e trabalhando muito para montar e desmontar tudo.
Como mãe posso dizer, que desde que meus filhos passaram a integrar este movimento, nunca mais soube o que era dormir até mais tarde, pois as atividades escoteiras começam cedo..muito cedo e não existe fim de semana, feriado ou férias.
Minha filha deve ter razão quanto ao amor pelo escotismo, pois vejo os chefes escoteiros, trabalho totalmente voluntário, dedicando-se de corpo e alma às atividades e aos jovens escoteiros. São pessoas com suas famílias e empregos, mas que dedicam seus fins de semana e feriados às atividades. Fico imaginando que se meus filhos voltam dos acampamentos mega cansados, como estarão os organizadores...Por isso admiro-os muito.
Como mãe, sinto-me segura por saber que meus filhos estão em ótima companhia, divertindo-se, mas também aprendendo muito. Além disso, vê-los fazendo atividades ao ar livre, longe dos computadores e do sedentarismo por algumas horas não tem preço.
Ainda há dois pontos que gosto muito: o lado educacional e as ações sociais. Os escoteiros realizam ações sociais  frequentes para colaborar com a comunidade e, além disso, conquistar especialidades são um constante desafio e fonte de aprendizado independente e cultural. As especialidades são conquistas pessoais que indicam conhecimento de determinado tema como artes, natação, ciências e muitos outros.
Para quem nunca ouviu falar do Movimento, deixo uma definição retirada da internet:
Escotismo ou escutismo[1], fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, responsabilidade, respeito, disciplina e altruísmo http://pt.wikipedia.org/wiki/Escotismo_para_Rapazes
Faça uma visita e garanto que sua vida melhorará muito!

7 comentários:

  1. Mais uma Vez, sábias palavras. Eu que tenho 3 filhos, e como cada um tem uma personalidade , mesmo assim, todos fazem parte do movimento escoteiro, e cada um desenvolve sua capacidade de liderança, companherismo, trabalho em equipe, convivencia social, do seu jeito, no seu tempo, mas todos com o mesmo objetivo. Fiz deste movimento um complemento de valores que tento passar aos meus filhos, para ver um mundo melhor para eles. abçs Cris Guerra

    ResponderExcluir
  2. Vc ganhou de mim..eu tenho dois..mas estavam todos lá sujinhos de dar dó...rs..rs e muito felizes..

    ResponderExcluir
  3. ANA...SUJINHOS ELES FICAM PARA TODO O SEMPRE...RSRS AFINAL ESSA É A HONRA DAS ATIVIDADES.TENHO 2 QUE FIZERAM PARTE DO ALMIRANTE BARROSO POR LONGOS ANOS, HJ COM 21 E 24 ANOS.É EXATAMENTE COMO DIZ SUA FILHA...AMOR INCONDICIONAL QUE FICA PELO MOVIMENTO E PELAS PESSOAS QUE FIZERAM PARTE DA VIDA DE CADA UM.HJ MESMO COM NAMORADOS, CASADOS OU ATÉ COM FILHOS, ELES SE REUNEM SEMPRE QUE PODEM PARA NÃO PERDER ESSA CHAMA DE AMOR QUE CONQUISTARAM.BJSSS SOLANGE PATRONE

    ResponderExcluir
  4. Fui bom, amei.. ótimas palavras *-*há 4 horas · CurtirCurtir Giovanna Ferreira

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto! Realmente amamos este movimento!Michael Badini

    ResponderExcluir
  6. Eu não troco nada pelo escoteiro! Amo estar naquele lugar, me divertindo com os grandes amigos que conheci lá! Suas palavras disseram TUDO Tia Anna!
    Letícia Almeida

    ResponderExcluir
  7. amo muito vcs todos do G.E.M.A.B ACHO Q FOI A MELHOR COISA Q JA ACONTECEU NA MINHA VIDA
    BJS Isa

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.