segunda-feira, 4 de junho de 2012

Criando tiranos


Um lindo quarto de bebê, cuidadosamente decorado juntamente com todo o enxoval;entretanto, o bebê  dorme noite após noite entre os pais. Na verdade, quem dorme? Provavelmente, só o bebê. Se essa situação se prolonga, em poucos meses, o casal estará estressadíssimo pelas noites mal dormidas e um eterno muro formado pela criança estará erguido de maneira intransponível.
Não é fácil cuidar de um bebê noite e dia sem parar; entretanto, bebês crescem e começam a mandar  em todos os membros da família e a manipulá-los também.
O ritmo precisa ser instaurado e cumprido. Hora de dormir,  mamar e dormir sozinho em seu quarto. Crie a rotina de  alimentação, higiene,oração, histórias e, acima de tudo, cumpra o ritual noite após noite.
Até hoje, para mim, a cama de meus pais é meu refúgio das dores do corpo e da alma e percebo que o mesmo acontece com meus filhos. Quando vejo um de meus adolescentes deitado em minha cama, já sei que amor, aconchego e carinho estão sendo requisitados. Porém, este é um fato isolado, representa um momento de carência e de volta ao útero materno. Sob hipótese alguma, pode ser uma constante.
Certa vez, eu disse para um casal de amigos que eles tinham duas escolhas: não dormir por uma semana, talvez menos ou  dormir com a filha entre eles pelo resto da vida. Infelizmente, eles escolheram a segunda opção. A menina tem hoje oito anos e, não só ainda dorme entre eles como só dorme  na hora que ela quer. Toda a família submete-se a dormir quando e como ela quer. O que mais me preocupa é que em breve, ela estará seguindo seu próprio caminho e o que restou para os pais? Um muro invisível continuará a separá-los? A cumplicidade e o amor precisam ser construídos e regados todos os dias. Faça a sua escolha!


5 comentários:

  1. Ótimo Anna...acho que todos nós conhecemos alguém nessa situação e muitas vezes o casamento acaba.Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia tê-los em nossa cama, mas é preciso preservar espaços.Obrigada pela participação!

      Excluir
  2. Lucimar Duarte: Maria Luiza ja tem 7 anos e não saiu do meio da cama...

    ResponderExcluir
  3. Ana muito bom o texto além de pertinente.cada vez mais o casal se perde dentro da familia,mas familia feliz tem pai e mãe felizes individual e conjugalmente.bjsssssss
    Márcia Atik

    ResponderExcluir
  4. Depois da fala da Márcia acho que só me resta compartilhar, para que meus pais tenham a oportunidade de refletirem sobre essa prática que é tão prejudicial a eles!!!!!

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.