domingo, 15 de janeiro de 2012

AGORA


               Outro dia, meu filho disse a seguinte frase:”Quem vive de presente é aniversariante.”.Esta frase calou fundo dentro do meu ser, pois estou num momento bem reflexivo sobre minha mente viajante.
               Tenho uma amiga queridíssima da ginástica que está sempre me trazendo de volta à terra dizendo: ” Deixa a lista de supermercado pra depois” ou “ As contas você resolve depois da aula”.  Na brincadeira e carinhosamente, ela me ajuda a focar na aula e esquecer o futuro e as obrigações.
                 Como professora, minha mente foi imediatamente recitar Manuel Bandeira:

"Só o passado verdadeiramente nos pertence. 
  O presente?
  O presente não existe.
  O futuro diz o povo que a Deus pertence..
  A Deus...Ora, adeus!"
                  Um amigo  sugeriu-me  a leitura do livro O Poder do Agora de Eckhart Tolle. Refletindo sobre o tema com a ajuda do livro, estou numa frenética busca de viver o presente.             Relembrar o passado, só serve para sofrer novamente por fatos imutáveis. É importante aprender a lição, perdoar e seguir em frente. Por outro lado,preocupar-se com o futuro é gerar expectativa e ansiedade por momentos que talvez nem aconteçam. É o famoso pré- ocupar-se desnecessariamente. Constitui simples desperdício de energia.
                   A tarefa não é fácil. Viver concentrado no agora. Na verdade, é uma delícia, mas a mente teima em seguir outros rumos. Estou numa empreitada séria. Por exemplo, eu estava viajando e no meio de um museu ou diante de uma linda paisagem, pensava:” Quando voltar para casa, preciso marcar uma consulta com o dermatologista.”.Típico pensamento desnecessário. Então, voltava-me para o AGORA. Prestava atenção aos detalhes do local e dos momentos que eu estava vivendo de modo a ficar concentrada no momento presente. Bem, se quem vive de passado é museu e  quem vive de futuro é vidente, melhor viver o HOJE, mesmo não sendo aniversariante, afinal, quem não gosta de dar e receber presentes.

4 comentários:

  1. Maravilhosas considerações sobre o livro.Difícil largar os compromissos e viver o presente,para mim tão difícil quanto meditar...No entanto recebi um e mail ensinando uma técnica de meditação em 1 minuto e andei fazendo e tive bons resultados...parece brincadeira mas eu consigo relaxar em 1 minuto.Não sei se enviei para você e vale tentar.Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é ter consciência e tentar mudar..qdo estive viajando, às vezes tinha pensamentos do tipo "preciso marcar tal consulta" ou "lembrar de fazer algo qdo eu voltar"..imediatamente, afastava o pensamento e focava na viagem...

      Excluir
  2. Engraçado voce externar esse seu momento Anna, acho que é uma questão de maturidade, prioridade...as urgências mudam de lugar e no ranking cotidiano a bagunça é generalizada...passo por um momento semelhante e quando me pego no presente, muitas vezes me vejo egoista, talvez na urgente imposição da vida, tento como um simples ser humano, fazer mais por mim...aí a culpa....pensar em si depois que sem tem filhos é imperdoável....é imperdoável?!!? aí volto para o meu presente, fecho a porta do agora, redireciono o foco e penso....o que vou fazer de comida amanhã....será que essa loucura tem cura?!?!rsrsrs...bj* no seu coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por tudo isso é tão difícil ser mulher...veja esta minha outra postagem:
      http://considerasobreeducacao.blogspot.com/2011/04/branca-de-neve.html
      Obrigada pelo carinho!

      Excluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.