sábado, 3 de setembro de 2011

Deixa a vida te levar


Fernando Pessoa disse:“Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Mas, o que é uma alma pequena? Será sinônimo da expressão bíblica “pobres de espírito”?
Quando era pequena, várias vezes, escutei minha mãe dizendo que gostaria de adormecer e só despertar quando as festas de fim de ano tivessem passado. Na minha inocência e alegria pueril não consegui entender o motivo de tanto desinteresse pelo Natal.
Esta semana, ouvi uma amiga cuja mãe faleceu recentemente, fazer a mesma afirmação. Lembrei-me da minha infância e de tantos momentos já, na idade adulta, que pensei como seria bom fazer uma terapia do sono. Adormecer e só despertar depois que certos momentos difíceis tivessem passado. Todavia, apesar das dificuldades, das lágrimas e do sofrimento, tenho a consciência que viver estes momentos me tornou uma pessoa mais amadurecida e melhor. Não creio que precisemos sofrer para aprender, porém, sei que crescemos muito e aprendemos  com tudo que passamos na vida.
O importante não é o quanto sofremos, mas as lições que tiramos de tudo o que experimentamos. Nada acontece por acaso, cada ciclo de nossas vidas nos leva a um ponto mais elevado de nossa existência. Uns ciclos começam, outros terminam.
Certa vez, uma amiga, ao descrever a vida dela, me disse que ao percebermos o fechamento de ciclos em nossa vida, não nos entristecemos tanto, pois não lutamos contra, mas nos abrimos para o Novo que está chegando. Acho que esta é a grande Dica, deixar que o novo entre em nossas vidas sem resistência.
             Encerro este texto repetindo o bordão que minha mãe sempre dizia quando eu tentava alterar o inalterado:” Não lute contra a maré ou morrerás afogada. Deixe que a maré te leve até novas paisagens e novas praias.” Hoje entendo que esta frase não é uma defesa  à Inércia, mas é a sabedoria de perceber o imutável e guardar forças para batalhas que realmente valham a pena.

Um comentário:

  1. Anna:
    Sua mãe estava corretíssima. Essa é uma das épocas do ano em que a hipocrisia impera e se alastra. Depois do bimbalhar dos sinos a coisa melhora um pouco.
    R.Floyd

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.