terça-feira, 30 de agosto de 2011


bustosocrates As Três Peneiras de Sócrates   Uma lição para a VidaAs Três Peneiras de Sócrates

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.

       Estou postando esta história contada por Sócrates pois estava num shopping center tomando um café, quando um casal amigo aproximou-se de mim. Começamos conversando e num determinado momento, o marido de minha amiga disparou:" Aquela mulher não tem espelho em casa?" A colocação estava tão fora do que  nós estávamos conversando que demorei alguns segundos até perceber a crítica daquela colocação. A esposa dele começou rindo  e eu disse " Na minha opinião ela está muito bem vestida, embora não seja meu estilo..".Foi uma maneira de cortar o comentário maldoso.

        Numa outra oportunidade, conversava com alguns amigos sobre saúde e ao mencionar o conselho de uma conhecida nutricionista, uma pessoa presente na conversa começou a falar dos filhos da mencionada nutricionista não obstante a minha colocação de que não conhecia a vida pessoal da nutricionista em questão. 

          Estes fatos me fizeram refletir sobre a maledicência e recordei-me desta história.Na verdade, a mensagem desta história não é a de que apontemos o dedo para os outros acusando suas atitudes, mas que encerremos o assunto não dando vazão a comentários maldosos.Boa sorte nesta jornada pois não é fácil, nem sempre consigo agir da forma citada acima.



 

2 comentários:

  1. Muito bom! Realmente, não devemos dar audiência para a maledicência a dos outros e a nossa! Costumo dizer: se não tem nada de bom pra comentar,fique quieto. Sem dúvida, não é uma missão fácil de se cumprir.
    C.R. Angst

    ResponderExcluir
  2. "Nossa vida é formada por momentos que jamais serão reveladas em simples palavras. Nenhuma tela poderá transmitir as cores daquilo que vivenciamos, e nem mesmo a mais bela canção é capaz de sintetizar a intensidade do que passa em nossa alma" UM ABRAÇO FRATERNO,sempre com belos e inteligentes textos.

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.