quarta-feira, 20 de julho de 2011

Projetos



Projetos pedagógicos são como sementes lançadas na terra, algumas germinam, outras não.
Todo ano desenvolvemos um projeto chamado: gardening . Dentre os vários objetivos, posso elencar:
·        Tirar os alunos do ambiente da sala de aula
·        Ensinar o vocabulário pertinente incluindo plantas, frutas e legumes
·        Conversar sobre o meio ambiente em geral e a importância da água
·        Ensinar a ter paciência e a observar detalhes.

Em alguns semestres, a colheita é boa e produtiva, porém em outros, muitas sementes não germinam ou as mudas morrem. Apesar desse aparente desastre, não considero o projeto um fracasso. Aprendemos que nem tudo pode ser planejado e que precisamos estar preparados para surpresas e improvisos.
De maneira semelhante, um grupo de amigos organizou um projeto no qual as crianças tinham que fazer pesquisa de preços de vários produtos previamente listados a fim de planejar as refeições de um fim de semana acampando. Algumas crianças anteciparam-se e efetivamente compraram os produtos de toda a lista com quinze dias de antecedência. Fracasso? De maneira alguma, surgiu uma excelente oportunidade de aprender a prestar atenção às explicações dadas, replanejar, discutir onde estava o erro e, principalmente, sobre compra e estocagem de alimentos perecíveis. Estes momentos de aprendizagem ficaram marcados para sempre e envolveram a todos. É claro que os líderes precisam tomar cuidado para não afetar a auto-estima e acabar gerando um trauma em momentos como o citado, mas sabendo levar com leveza e carinho, este fato será lembrado e as lições levadas para toda a vida.
Dos erros, tiramos grandes lições. Certo dia, uma aluna  deixou, por distração, de completar um exercício inteiro na prova. Era a questão mais fácil que ela deixou por último porque sabia muito bem o assunto. Aproveitei este fato desagradável para trabalhar com toda a classe como podemos evitar que isto aconteça com qualquer um de nós. Após vários palpites e dicas que eles mesmos desenvolveram, finalizei a discussão afirmando que de tudo o que aprendemos e ainda aprenderíamos naquele semestre, aquela era a lição mais preciosa que carregaríamos para toda a nossa vida. Então, ressaltei que eu tinha certeza que a aluna sabia aquele exercício e que de maneira alguma seria prejudicada, pois ela tinha competência para recuperar aqueles pontos. “Todos cometemos falhas, mas o mais importante é aprender com elas. Hoje você nos ajudou a aprender esta lição. Obrigada!” Sorrindo e com esta frase encerrei o assunto.
É claro que a aluna ficou triste e teve que enfrentar as conseqüências de sua distração, porém obteve Dez na prova final com louvor e segurança!

Um comentário:

  1. Que linda postagem, Anna!
    Amo trabalhar com projetos. Os alunos aprendem mais e fixam o que aprenderam porque tem tudo a ver com a experiência vivida.
    Bjs

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.