sexta-feira, 17 de junho de 2011

Elogios e críticas

Você elogia as pessoas? Com que freqüência? Quando dou palestras para professores, sempre ressalto a importância do reforço positivo. O aluno sente-se motivado, feliz, ou seja, desenvolve uma sensação de adequação e de que está no caminho certo. E esta questão não é só para crianças. Todos precisamos desse reforço positivo que atinge melhores resultados que a crítica, mesmo a chamada “ crítica construtiva” que é tão fácil de usar em auto defesa e tão difícil de digerir.

Um elogio pela manhã deixa quem ouviu e quem falou mais feliz pelo resto do dia. Pena que esta prática tenha caído em desuso. E está de tal maneira esquecida que algumas pessoas até estranham ao receber um elogio. Desapareceu entre as famílias, entre os colegas de trabalho..entre todos nós. Por isso, encontramos tantas pessoas bravas e desmotivadas. Elas carregam a sensação de não saber fazer nada direito.A auto-estima foi corroída pelo descaso e falta de estímulo.

Meditando sobre este assunto, deparei-me com um artigo de Marcos Meier ( fiz o link para este blog anteriormente), sobre o elogio. Marcos Meier coloca muito apropriadamente que precisamos saber elogiar:

“filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração”, “parabéns meu filho por ter dito a verdade apesar de estar com medo... você é ético”, “filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído como algumas colegas fizeram... você é solidária”, “isso mesmo filho, deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal, você é um bom amigo”. Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança que tenderá a repeti-los. Isso não é “tática” paterna, é incentivo real.”


Ele ainda acrescenta que vivemos uma época em que supervalorizamos a superficialidade. Elogiamos a beleza, o charme, os acessórios e roupas. São elogios baseados em interpretação pessoal e impressões.

Refletindo sobre o assunto, concluímos que não basta elogiar, precisamos elogiar fatos reais com honestidade. Parece difícil? É uma questão de prática. De olhar para as pessoas buscando suas atitudes positivas. Não encontra nenhuma? Talvez o problema esteja em você.Encerro com esta frase de Oscar Wilde:

Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.
Oscar Wilde

5 comentários:

  1. suas reflexões caem em mim como uma luva. Vou começar a praticar o elogio real e de fato. Aninha, vc já foi a alguma reunião dos VP? Se quiser experimentar uma só pra conhecer, nós podemos ir juntas.
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ler essa postagem numa segunda-feira logo cedo. Dá uma motivação para o resto da semana... =)

    ResponderExcluir
  3. Em jan de 2011 escrevi ´´ACEITO ELOGIOS!´´, sim, porque realmente tem gente que alem de nao faze-lo com frequancia, tb não os sabe aceitar...
    Muito gostoso seu Blog! Parabens! ;-)

    Ah! O link, se quiser dar uma olhada no que escrevi é: http://umaesposaexpatriada.blogspot.com/2011/01/aceito-elogios-rc.html
    Bjka e muito prazer!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso texto.Elogios promovem maravilhas no cérebro humano...é uma forma de carinho e digna de líderes.

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.