sexta-feira, 23 de julho de 2021

Desenvolvendo empatia e coragem através de filmes

Que tal trazer o tema Bullying para um debate? Quais técnicas usar de uma forma a realizar um debate leve e sem julgamentos? Costumo usar o Filme Harry Potter e discutir a relação entre Harry e o primo. Porém, fiz uma outra escolha que me rendeu várias aulas e diferentes com temas múltiplas para discussão e debates. O filme que usei foi Universidade Monstros. Logo no início, há uma cena onde o personagem principal fica esquecido no ônibus escolar, depois ninguém quer fazer par com ele e daí segue uma lista interminável de situações onde há abandono, desprezo e falta total de empatia. Cenas excelentes para levar os alunos a se colocarem no lugar da vítima. Como as situações envolvem monstros, os alunos sentem-se mais à vontade para discutir sentimentos com um distanciamento saudável. Este filme também é excelente para discutir outro temas como ética, trabalho em equipe amizade e principalmente sucesso e fracasso. De uma forma leve, estes assuntos são tratados e seria muito bom levantá-los e trabalha-los em aula. Além disso, Brené Brown em seu livro Eu achava que isso só acontecia comigo define que : “ A vergonha é o sentimento ou a experiência intensamente dolorosa de acreditar que somos inadequados e por isso indignos de aceitação ou acolhimento.” O filme apresenta esta experiência de uma forma dolorosa e solitária, porém também demonstra que é possível superá-la. Vale muito explorar as cenas e situações, levantando as experiências dos alunos hipotéticas ou não. Neste período de pandemia, precisamos explorar todas as oportunidades para trabalhar sentimentos , sensações e opções para superar momentos difíceis. O filme sugere como combater a cultura da vergonha, o peso de ser o que esperam de você e como recuperar o poder e a coragem. Antes de encerrar meus comentários sobre o filme, gostaria de sugerir que analisassem os professores da universidade, seus comportamentos e como reagem quando inseguros, fragilizados e desafiados. Observem as aulas dadas e as escolhas feitas. Como se diz em inglês, food for thought.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.