terça-feira, 27 de julho de 2021

O Bambuzal

Sempre ouvimos dizer que enxergamos o mundo com nossas próprias lentes e que estas têm origens diversas como genética, ambiente, cultura, família e as experiências que temos ao longo da vida. Por isso, observei de forma encantada como a minha visão e a de minha amiga em relação ao bambu são bem diferentes. E aqui vai a história. Durante uma viagem, observei que enquanto eu tirava fotos próximas e até quase dentro do bambuzal, minha amiga cada vez se afastava mais. O que nos movia de formas tão diferentes? Para mim, o bambu simboliza várias lições, tais como: - é a árvore mais resistente do mundo. O bambu passa 5 anos desenvolvendo suas raízes para só depois começar a surgir na superfície. Por isso, primeiro prepare-se ! Tenha conhecimento e valores bem sedimentados - o bambu humildemente flexiona -se ao vento mostrando que a humildade e a flexibilidade são estratégias. - o bambu é oco, para aprendermos precisamos estar vazios de preconceitos, orgulho e medo. - O bambu nunca está sozinho. O bambu está sempre em um bambuzal, cercado de vários outros bambus. Ele valoriza as relações, ou melhor o cooperativismo. Por tudo isso, eu tirava fotos no bambuzal, para manter na mente essas lições. Já, minha amiga, fundamentada em sua experiência de infância na qual uma cobra saiu de dentro de um bambuzal, prefere manter distância. Como eu disse, no início do texto, cada um tem suas lentes e tomar consciência disso é enriquecedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.