segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Atividades dinâmicas pós -pandemia

As aulas retornaram ao presencial. E agora? Em História aprendemos que a Revolução Industrial foi um período de grande desenvolvimento tecnológico a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo causando grandes transformações. Quando comparamos com a Revolução Industrial, percebemos como a revolução digital está acontecendo rápido demais. Quais as consequências disso neste retorno às aulas? Após quase um ano e meio em lockdown, retornar para as aulas presenciais é premente e, ao mesmo tempo, desafiador. Há inúmeras variáveis e questões que devem ser trabalhadas. Em virtude do sedentarismo imposto pela pandemia, escolhi acolher meus alunos trabalhando com atividades físicas embora minha matéria seja língua inglesa. Toda aula planejo atividades ativas para reforçar ou ensinar o objetivo pedagógico pré-estabelecido.
Ensinando preposições, por exemplo, montei um circuito usando mesas, cadeiras e babolês e eles iam seguindo o circuito e descrevendo as preposições in, on, under, out, over. Eles amaram! Ao ensinar o alfabeto ou números, dei uma corda para cada um e pularam corda contando ou falando o alfabeto. Fiz também a tradicional brincadeira do What time is it, Mr Wolf? Outras vezes, espalho figuras, palavras escritas ou letras do alfabeto pela cantina e os alunos têm que seguir o meu comando. Após a primeira rodada, passo o comando para aos alunos também experimentarem a posição de líder. Acredito que usando de imaginação, conseguimos realizar aulas produtivas, alegres e, ao mesmo tempo, propiciar exercícios físicos. Aceito sugestões. Aguardo suas ideias!

2 comentários:

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.