segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Por que escrever um livro?

À princípio, parecia uma ideia boba afinal me realizo muito escrevendo para meu blog. Porém, a ideia não saia da minha cabeça. A cada texto que eu escrevia pensava que também deveria deixar algo para a humanidade. Eu queria um registro material escrito por mim. Entretanto, não me achava capaz. O mais interessante é que não se tratava de me achar incapaz de escrever porque adoro escrever. Mas, de produzir textos suficientemente bons a ponto de agradar um público. Você também tem um sonho que cisma em vir à superfície mesmo quando você se esforça muito em afundá-lo? Tudo mudou quando participando de um fórum de palestras da EMAG (Escola da Magistrados da Justiça Federal da 3a região), uma das palestrantes mencionou o livro A Coragem de ser Imperfeita de Brené Brown. Interessei-me pelo livro e li dois de seus livros além de assistir a TED talk. Estas leituras foram a motivação que eu precisava para juntar ação às palavras literalmente. Descobri que o que me impedia de publicar o livro era o medo do fracasso, o medo de errar e como a autora supra-citada define bem a vergonha. Analisando tudo isso, percebi que a vergonha me paralisava. A pessoa criativa coloca as ideias no papel e tem muita dificuldade em ver os erros de ortografia ou de gramática em geral. O processo criativo está como num mundo paralelo de imaginação, estas questões concretas são inexistentes. Bem, descobri que a própria editora faz as revisões necessárias e pensei que no mundo atual poucas pessoas percebem ou têm conhecimentos tão profundo do vernáculo. Lendo e relendo o livro de Brené Brown detive-me na seguinte colocação: “ É preciso coragem para ser imperfeito. Aceitar e abraçar as nossas fraquezas e amá-las. E deixar de lado a imagem da pessoa que devia ser, para aceitar a pessoa que realmente sou." Por isso, resolvi realizar meu sonho que era relatar as histórias de intercâmbio que minha família e amigos tinham para contar. Meu objetivo é justamente motivar as pessoas a se arriscarem e viverem estas experiências maravilhosas. Novamente citando Brené Brown :” Nunca sabemos como nossas histórias podem mudar a vida de alguém... Quando contamos nossas histórias, mudamos o mundo.” ( p 62 d o livro Eu achava que isso só acontecia comigo) E aí? O que houve? O livro é um sucesso! Vários amigos colaboraram na realização deste sonho e meu livro nasceu. Você pode perguntar : - E quanto ao seu medo dos erros de português? Cada vez que releio encontro algum erro apesar de toda a revisão. Porém, a mensagem não é afetada. Todos que leem curtem muito as aventuras descritas. E, sabe, recentemente, li que o excesso de correção também é indicativo de TOC. Então, prefiro curtir o sucesso do meu livro. Cada vez que recebo uma mensagem positiva, fico muito feliz. Sonho realizado com sucesso! Você tem um sonho? Vença a vergonha e o medo! Vale a pena o risco.

4 comentários:

  1. Adorei o texto.
    Revelador e reconfortante.
    Rita Rivero

    ResponderExcluir
  2. Inspiração preciosa com certeza! E você ainda nos conta o segredo “mágico”! Nos fortalece no caminho e realização de mais sonhos!🙌🌟📕 Jussani Moraes

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.