quarta-feira, 6 de maio de 2020

Aquecimento para aulas on line




Num tempo não tão distante,  participei de um  Congresso de professores de língua inglesa e numa das palestras,   Penny Ur  e Andrew Writers,  defenderam a ideia  de que  toda aula deveria iniciar com um pre warm -up. Warm-up é  a expressão usada  para definir o aquecimento que  fazemos antes de começar exercícios físicos. Mas, qual a relação com aulas de Inglês?
O aquecimento de exercícios auxilia a oxigenação dos músculos melhorando o desempenho e evitando lesões. Na aula de inglês, a função do warm-up é “aquecer” o cérebro predispondo o aluno a falar inglês e  entrar no “ modo” aula. O warm-up favorece que o aluno comece a pensar em inglês naturalmente e fique mais concentrado.  As atividades escolhidas devem ser simples, pois a ideia é realmente despertar o cérebro. Devemos evitar desafios ou grande nível de reflexão ou análise.
Normalmente, opto por atividades lúdicas como jogos, músicas, uma conversa informal, um comercial, algumas cartas, alguns exercicíos tipo I-spy ou Simon says. Entretanto,o que é um pre warm-up?
Segundo os autores do livro Five-minute activities, antes de fazernos o warm-up, uma atividade curta deve ser feita. Assim, que os alunos chegam  na classe, a atividade já deve estar escrita na lousa ou  as figuras espalhadas pelo ambiente. É o primeiro contato com o aluno. O livro mencionado acima  elenca várias atividades e recomendo-as muito. É meu companheiro constante. Algumas sugestões são: encontrar a frase que contém erro, elencar adjetivos em ordem alfabética, numerar matérias em ordem de preferência, completar uma árvore genealógica e muitos outros.
Em tempos de aulas online, aconselho  manter os alunos ocupados, preferencialmente já usando o tema ou língua em estudo, enquanto os outros alunos ainda estão acessando a plataforma ou conferindo áudios e vídeos. O objetivo é ir envolvendo os alunos enquanto aguardam que todos já estejam logados. Eu costumo  mandar pelo chat por exemplo alguns riddles tipo:
                I can be long and thin.
 You use me to write words or color pictures
Children take me to school
I can be blue or black or green
What am I?
( a pencil)
Atividades curtas, simples, leves e preferencialmente divertidas  que engajem os alunos são ótimas opções para  o pre warm-up. Tirinhas são também fonte de diversão,  assim como tongue twisters. Enfim, planeje desde os primeiros segundos de aula.

 

2 comentários:

  1. Adoro suas postagens Ana!! Sempre aprendo com elas. Parabéns pelo seu trabalho e conhecimento constante. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.