sábado, 5 de novembro de 2022

E eu perdi para o celular....

Você já olhou para a sua classe que percebeu que todos olhavam para seus celulares? Você olha o celular enquanto assiste uma aula? Se você respondeu sim a estas perguntas, é com você que eu quero falar. Não tenho dados estatísticos, mas atualmente vejo que meus alunos olham muito mais para o celular que para o professor. Percebo que antes os aparelhos ficavam no bolsa ou bolsa, porém atualmente já acompanham o material escolar em cima da mesa. E aí, resta a minha pergunta: quais as consequências dessa atitude? Fiz uma atividade com meus alunos, primeiramente passei o link de um quiz para verificar o quanto a pessoa estaria addicted ao celular? Fiz com eles simultaneamente e todos se surpreenderam com o resultado, inclusive eu mesma. O quiz divide os resultados em três categorias e a maioria de nós estava altamente dependente. Assustador! A seguir, propus um teste. Todos colocaram o celular em uma caixa e eu dei meia hora de aula. Após esta primeira etapa, perguntei como se sentiam. Eles me responderam que a princípio ficaram muito ansiosos, porém perceberam que prestaram muito mais atenção na aula. Ou seja, eles se conscientizaram de como o celular atrapalha o foco e, logo, a aprendizagem. Antes de devolver, coloquei todos os celulares em uma caixa transparente e deixei-a num ponto da classe onde todos podiam vê-la. Após trinta minutos, voltei a perguntar como se sentiam e me responderam que o fato de ver o celular e não poder olhar as mensagens deixou-os mais ansiosos. Conversamos bastante sobre as vantagens e desvantagens do celular e da tecnologia. Procuro planejar as aulas com atividades bem variadas e que mantenham os alunos entretidos.. Entretanto, confesso, que continuo perdendo minutos preciosos para o celular. Espero que consigamos encontrar um equilíbrio, mas enquanto este ponto não chega, discutir o assunto ainda é o melhor caminho, eu creio.
Imagem: https://br.depositphotos.com/57403861/stock-photo-modern-young-man-with-mobile.html Quiz: https://www.amexessentials.com/cell-phone-addiction-quiz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.