domingo, 11 de setembro de 2022

Independência ou efeito manada?

Na semana ou até, mais amplamente falando no mês do Bicentenário da Independência, penso que falar da independência intelectual é essencial. Porém, o que é independência intelectual? Lembro-me bem que na minha segunda faculdade, comprovei que realmente vamos à faculdade para aprender a pesquisar ou seja aprender a buscar o conhecimento. Mais do que em qualquer outro segmento da educação, é na faculdade que aprendemos com nossos professores e orientadores a encontrar o caminho das pedras para o conhecimento. Desde os primeiros anos escolares, os professores vão nos ensinando a trabalhar em equipe e a planejar e desenvolver projetos. Mas, é na universidade que realmente nos tornamos independentes . O professor ou orientador está lá para nos provocar, nos fazer pensar, sugerir, indicar, enfim apresentar as possibilidades infinitas de caminhos a trilhar. Saber fazer perguntas é mais difícil e fundamental que respondê-las , já dizia uma professora que tive no ensino médio, porque você tem que ter um conhecimento mínimo para poder formular questões. Minha orientadora do meu último TCC, era PHD em fazer perguntas que me levavam a pensar muito e pesquisar. Amei esta experiência. Saía de cada reunião com a cabeça fervilhando de dúvidas e curiosa por respostas. Claro que ela indagava e sugeria como chegar às respostas ou pelo menos por onde começar. Aprendi muito ao longo do meu TCC sobre pesquisa muito mais do que sobre o tema. Esta independência intelectual é importantíssima para frear um pouco o efeito manada. Este fenômeno comportamental ocorre pela lei do mínimo esforço e pela busca do cérebro em economizar energia. Porém, este “ todo mundo tá fazendo, então vou fazer também” é muito perigoso. Alguns cuidados devem ser tomados e fazer questionamentos auxilia muito em nossas escolhas. Temos a tendência, até instintiva e primitiva, a acreditar que se todos estão fazendo é porque está certo. Por isso, uma das missões da escola hoje em dia é desenvolver o pensamento crítico . Creio que a independência do efeito manada é a maior conquista. A tecnologia tornou as pesquisas muito mais acessíveis embora também leve a erros. Independência é liberdade de escolha. Faça a sua, especialmente em ano de eleições no Basil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.