Um blog sobre educação e tudo que se refere à vida como: finanças, amor, crianças, vida em família e escola.Visite meu novo site em: http://www.consideracoessobreeducacao.com.br/
domingo, 13 de novembro de 2022
Dicionários, ordem alfabética e eleições
Eis que era dia de votar, a fila estava enorme, as pessoas que trabalhavam convidavam os mais velhos a ocupar uma cadeira mais na frente. Sento na sala, com meu título de eleitor , observo a sala como um todo e descubro o motivo da fila interminável e demorada. Você passou por isso ?
Então, a mesária simplesmente não era capaz de procurar e encontrar os nomes em ordem alfabética. A cada eleitor que votava, ela fechava o livro com os nomes e comprovantes de votação e recomeçava a olhar um por um. Eu via aquela cena e pensava: - Meu Deus, ela já ouviu falar em ordem alfabética?
Na mesma semana, um rapaz me contratou para dar algumas aulas de forma ajudá-lo a passar em um exame seletivo para um mestrado e o que eu descobri? A dificuldade dele é que não é capaz de encontrar palavras em um dicionário e a prova que ele faria permitia o uso apenas de dicionários impressos.
Nosso cérebro tende a categorizar ítens para que possamos memorizar melhor. Por isso, organizar tanto os ambientes como nossas ideias é muito importante. Experimente praticar organizar livros, CDS e qualquer lista em ordem alfabética sem ajuda de apps porque a ideia é exercitar o cérebro.
Por isso, sugiro que voltemos a ensina às crianças a usar dicionários, pois afinal nem sempre temos acesso à internet e a computadores.
Sugiro algumas atividades animadas para praticar ordem alfabética:
1- Os alunos, em pé, devem se organizar em ordem alfabética segundo o primeiro nome, depois o sobrenome, o dia de nascimento, o mês. Esta atividade fará com que conversem. logo estarão também se socializando. Gosto de iniciar o ano letivo com ela.
2- Dividir a classe em grupos, distribuir dicionários. O professor diz a palavra e o primeiro grupo que começar a ler a definição corretamente ganha um ponto.
3- Com dicionários e competição entre grupos, peço que encontrem e expliquem em voz alta uma palavra nova começando com uma letra escolhida previamente pelo professor.
4- Outras vezes, dependendo do livro que estamos lendo, peço que me digam em que página está a palavra que sugeri.
5- Uma outra possibilidade, especialmente em um idioma diferente, peço que encontrem e digam qual é a classificação da palavra: substantivo, adjetivo, advérbio.
Há muitas possibilidades de trabalhar com dicionários de forma lúdica e ativa. Você tem outras ideias? Compartilhe nos comentários.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.