segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Detox digital em sala de aula

Como trabalhar a ideia de um detox digital entre adolescentes, especialmente agora neste período pós pandemia? Iniciei a aula enviando um link para que os alunos, pelo celular, fizessem um quiz que analisaria em que nível de adição à tecnologia eles estão. Conversamos sobre os resultados e cada um expôs sua opinião e auto-análise. Propus então que todos colocassem o celular numa caixa por meia hora. Durante este período, eles não viam os aparelhos. Eles toparam o experimento e continuamos a aula que envolvia leitura de texto sobre o assunto, interpretação e discussão. Passados trinta minutos, discutimos o que eles sentiam. Alguns disseram estar bem, outros afirmaram estar angustiados e irritados. Devolvi os aparelhos e, na segunda parte da aula, propus um outro experimento: recolhi novamente os aparelhos e coloquei - os em uma embalagem transparente num local onde todos conseguiam ver os aparelhos. Continuamos a aula, eles acharam muito pior este segundo experimento pois o fato de ver os aparelhos e não tocá-los era muito pior. Descreveram sensações de desespero e total falta de concentração. Conversamos bastante sobre essa dependência e para finalizar mostrei uma cena do filme Nothing to hide ( Nada a esconder ) da Netflix em que uma das personagens propõe a um grupo de amigos que todos coloquem os celulares em cima da mesa durante o jantar e leiam em voz alta as mensagens e atualizações que surgirem. Discutimos então a questão da privacidade também. Creio que foi uma aula memorável pelo que discutimos, refletimos e experimentamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.