domingo, 7 de novembro de 2021

Feedback positivo

Você, professor já escreveu um bilhete para seus alunos elogiando-os? Não me refiro àquele visto no exercício ou nota na prova juntamente com um elogio ou o relatório que mandamos para os pais. Sugiro um bilhete real e impresso individualizado. Na verdade, o teaching point da aula era “used to” e para tanto o livro introduz o assunto trazendo o que os professores falaram sobre pessoas famosas quando ainda eram seus alunos. Após estudar com eles o material, pedi que escrevessem o que eles acreditam que os professores atuais deles escreveriam sobre eles no futuro. Meu objetivo era que eles refletissem sobre como eles são como alunos. Após algum tempo, recolhi as colocações deles e entreguei as minhas: uma para cada um. Tive o cuidado de elogiar cada particularidade deles. Perguntei se eles concordavam com o que escrevi. Eles ficaram surpresos. Creio que enxergaram coisas sobre eles mesmos que não sabiam. Foi uma ótima experiência. Tenho certeza que guardarão com eles por muitos anos! Experimente!

Um comentário:

  1. Anna, amei seu texto, porque eu faço isso nas minhas aulas também e o resultado é sempre positivo! Costumo montar um exercício sobre "anamnese" (autoconhecimento para criarem personas no Marketing) e eu desafio a eles a se conhecerem melhor para saber se posicionar nas mídias sociais. Tem alunos que até se emocionam. E o contexto pós pandemia que você fala faz todo o sentido, eles se sentem acolhidos!

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.