Um blog sobre educação e tudo que se refere à vida como: finanças, amor, crianças, vida em família e escola.Visite meu novo site em: http://www.consideracoessobreeducacao.com.br/
terça-feira, 30 de setembro de 2025
Música em sala de aula em tempos de Spotify
Em tempos de IA e reels, ainda há espaço para usar música nas aulas de inglês?
Eu utilizo de formas diversas para músicas atuais, geralmente coloco como tarefa para que os alunos, em grupos ou pares, selecionem uma música, expliquem o motivo da escolha, o que a música diz e exponham frases ou palavras novas.
Eu trago músicas para ensinar algo; gramática, vocabulário, pronúncia ou até para ilustrar um tema. Como o objetivo é pedagógico, use músicas antigas especialmente se quero praticar listening pois são mais eficazes por serem desconhecidas para eles.
Na atividade da figura, dividi a turma em grupos, eles tinham que ouvir a música e correr de costas, virar ao chegar na parede e pegar alguma palavra que tivesse sido dita. A atividade envolvia atenção, compreensão, identificação, leitura, audição e um pouco de exercício motor para ativar áreas neurais e deixá-los mais despertos.
Costumo usar vídeo clips ou fazer jogos adaptados tipo jigsaw Reading, wall dictation, somente ver o vídeo e tentar adivinhar o tema, exploro expressões faciais, uso para introduzir o tema da aula. Outro dia, o tema da aula era Occupations e vocabulário relacionado à trabalho, então explorei o vídeo clip de Nine to five. Foi ótimo! Gerou várias risadas e acabamos conversando sobre assédio e relações de trabalho.
Na minha opinião, sempre há lugar para uma música em sala de aula!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.