terça-feira, 30 de maio de 2023

Conversa de aluno

Estava em sala de aula aguardando que meus alunos terminassem um exercício quando uma aluna disse: - Eu não gostaria de ser um lápis. O aluno ao lado respondeu: - Eu gostaria, poderia ser levado no estojo para vários lugares e seria muito útil. Mas, minha aluna respondeu que não gostaria porque quebrariam sua ponta ou até mesmo quebrariam o lápis inteiro ao meio, rolaria pelo chão, seria esquecido, enfim, nem pensar. Porém, não terminou por aí. Falou rapidamente: - Eu seria um trem. Viajaria por vários lugares. Seria ótimo. Neste momento, percebi que os olhos dela ficaram distantes, como quem estava de fato se imaginando um trem. Achei aquela conversa tão inusitada que fiquei prestando atenção. Uma outra colega de classe disse que um trem não pode sair dos trilhos, ela ficaria muito restrita. Porém, ela já tinha resposta : - Eu quero ser um trem antigo na Europa. Andaria por todos os países da Europa. Neste momento, não aguentei e tive que dar um palpite: - Você poderia ser um trem bala no Japão! Mas, ela não gostou da ideia e ainda justificou: - Creio que o trem bala deve ser muito arrogante. Deve ser achar o máximo, grandão, poderoso, rápido e moderno. Deve olhar para os outros com ar de pouco caso, de desdém. Não gostaria de ser um trem bala! E, quando achei que já tinha ouvido de tudo na vida, uma outra aluna dispara - Eu não gostaria de ser um túnel! Meu, - um túnel???? . Olhei para ela, tentando entender do que se tratava. Ela continuou explicando que um túnel é escuro e ninguém presta atenção quando está passando. Só estão concentrados em chegar na saída. Definitivamente, nesta sexta-feira a tarde, eles estavam muito filosóficos , criativos e, definitivamente, muito empáticos. Neste instante, chegou a hora de corrigir o exercício e o momento “O QUE EU SERIA ACABOU”. Ness hora, é claro, que alguns tinham viajado no trem da minha aluna e não tinham feito o exercício. Entretanto, achei que a viagem foi bem divertida. E você? O que seria? Eu seria um livro para contar muitas histórias, levar conhecimento, diversão e reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.