quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Mulan e o papel da mulher

Em julho de 1998 levei minha filha para ver Mulan no cinema. Lembro bem do cinema que era o Indaiá no Gonzaga em Santos. Na época, minha filha tinha completado 3 anos em fevereiro e eu estava prestes a ter meu segundo filho. Ambas foram impactadas por esta experiência, embora de formas bem diferentes. Você pode imaginar o motivo? A mim, foi inesquecível porque era a primeira vez que a levava ao cinema e logo após algumas poucas semanas, meu filho nasceu. Para minha filha, foi a história da moça guerreira que venceu preconceitos, tradições e costumes para proteger seu pai e o imperador. Durante muitos anos, Mulan foi a personagem preferida de minha filha. Lembro-me que aos 15 anos na Disney, deixou todo o grupo para ir encontrar-se com a Mulan do outro lado do parque. Atualmente, assistindo à nova versão da Disney dois momentos chamaram minha atenção. Um é quando o pai da Mulan a aconselha a esconder seus dons porque ela é mulher. Ele diz: “ Mulan, você tem um CHI forte, tem que aprender a escondê-lo”. Entretanto, mais adiante, o comandante do Batalhão acreditando que ela é um homem, questiona exatamente o contrário ou seja afirma que ele não deve esconder seus dons naturais especialmente porque possui um CHI muito poderoso! Dois pontos para refletir em nossas vidas: as mulheres devem esconder seus dons e habilidades para se encaixarem em padrões pré- estabelecidos? Você tem um dom escondido?

Um comentário:

  1. Anna, o filme também me impactou bastante, até hoje muitas mulheres sufocam o seu dom. O Chi , a energia vital, a força natural e a determinação para a realização dos seus sonhos.
    Amo este filme.

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.