quarta-feira, 4 de novembro de 2020

A caverna de Platão com tecnologia

Atualizando o mito da caverna de Platão, observamos que o ser humano em sua maioria regrediu durante o confinamento. Vejo os adolescentes vivendo como os prisioneiros da caverna, apesar de toda a informação e todo o conhecimento que têm à disposição. Qual o papel do educador neste momento? Creio que seria o do prisioneiro que fugiu, conhece a grandeza do mundo exterior e retorna para resgatar os outros prisioneiros. Porém, como não ser ignorado com o simples desligar do áudio e da câmera ou simplesmente observar que se desligam da aula envolvidos pelos trilhões de mensagem que os atraem a cada milésimo de segundo? O resgate é simples de propor, talvez não tão simples de executar. Primeiramente, faz-se necessário voltar à caverna e tornar-se novamente um deles falando a mesma linguagem e penetrando no inescrutável mundo teen. Minha estratégia é relativamente simples, descobrir seus gostos e falar deles. Nesta quarentena, mergulhei do mundo do K-pop, no among us, no Gambito da Rainha, no TIk Tok e nos episódios de terror da Mansão Hill. Confesso que até me tornei fã de alguns animes, jogos e séries. Foi muito divertido jogar Among Us e dar aos alunos o gostinho de me ensinar a jogar. Vibrei com o carinho com que eles repetiam minhas próprias palavras me instruindo: - Miss, pay attention! It´s simple! Discutir sobre amor, amizade, liberdade e aventuras usando como ponto inicial uma das séries ou personagens favoritos torna a discussão acalorada e significativa. Movimentar-se com as coregografias postadas no Tik Tok e fazê-los pelo menos saírem daquele estado um tanto letárgico como zumbies pela manhã. Enfim, os adolescentes têm muito a contribuir, cabe a nós darmos o primeiro passo na direção deles. Saindo do seu zoom, tenha certeza que há um link aberto aguardando que você ouse clicar e juntar-se a eles . Pense em formas criativas de permitir que eles participem ativamente da construção do conhecimento. Há ferramentas incríveis à disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.