domingo, 5 de abril de 2020

Revolução na Educação




O Vírus  atingiu diretamente as aulas. Como as escolas sobreviverão a esta pandemia?
Há algum tempo discutíamos amplamente sobre a aprovação de homeschooling no Brasil. Neste momento complicado pelo qual o país passa, não cabe entrar na discussão sobre a viabilidade de educação doméstica, todavia, uma reflexão sobre os rumos da educação no Brasil surge de forma imperiosa.
Apesar de todo avanço tecnológico, a educação pouco avançou. Ainda mantemos na maioria das escolas e universidades, as carteiras enfileiradas, aulas expositivas, quadros, provas e avaliações, livros ou apostilas. Poderíamos dizer que há um oceano entre a vida do aluno e a escola. Por mais que os professores e escolas utilizem tecnologia em suas aulas, ainda são em um número muito reduzido. Mais de 80%  do tempo das aulas ainda seguem a linha tradicional. Para comprovar tal afirmação, basta observar como as escolas públicas mesmo em um dos estados mais ricos e modernos da federação têm dificuldade para continuar seu trabalho durante a quarentena.
Por isso, creio que este vírus irá acelerar a mudança que custava a invadir o território das instituições escolares.
Outrora, como na gripe suína e no surto da  H1N1,  as aulas foram suspensas e não houve solução intermediária para dar continuidade aos alunos. Ao contrário desses casos mencionados previamente,  este ano, em poucos dias, as escolas e universidades se organizaram adquirindo equipamento, plataformas  e treinando profissionais para que o processo ensino -aprendizagem não ficasse estagnado.  Várias plataformas diferentes estão sendo utilizadas e os professores estão num trabalho hercúleo adaptando suas aulas para a modalidade online de forma a garantir a aprendizagem e a motivação.
Acredito que este vírus trouxe a oportunidade para a mudança que precisávamos na Educação. O medo foi vencido e as portas das escolas foram abertas ao novo. Saímos da zona de conforto que, na verdade, era bem desconfortável.  Ouso acreditar, como educadora que uma nova era educacional está sendo iniciada.  E é muito bem  vinda!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.