sexta-feira, 10 de abril de 2020

Dinamismo em aulas online



Para quem gosta de aulas animadas e com muito movimento, as aulas online são um grande desafio. Após alguns cursos e visitas em vários sites, resumirei as ideias que mais  gostei:

Brain Gym – exercicíos para  ativar o cérebro e quebrar a rotina. A internet oferece vários exercícios.
Simon says – clássica atividade  chamada no Brasil de O mestre mandou. jogo infantil para três Um jogador assume o papel de "Mestre" e emite instruções (geralmente ações físicas como "pule no ar" ou "ponha a língua para fora") para os outros jogadores, que devem ser seguidas somente quando precedidas da frase "Mestre mandou" Os jogadores são eliminados do jogo seguindo as instruções que não são imediatamente precedidas pela frase ou deixando de seguir uma instrução que inclui a frase "Mestre mandou". É a capacidade de distinguir entre comandos genuínos e falsos, em vez de habilidades físicas, que geralmente importa no jogo; na maioria dos casos, a ação só precisa ser tentada.
O objetivo do jogador que atua como Mestre é fazer com que todos os outros jogadores saiam o mais rápido possível; o vencedor do jogo é geralmente o último jogador que seguiu com sucesso todos os comandos fornecidos. Ocasionalmente, no entanto, dois ou mais dos últimos jogadores podem ser eliminados ao mesmo tempo, resultando em Mestre ganhando o jogo.
O jogo está bem incorporado à cultura popular, com inúmeras referências em filmes, música e literatura.
Wall Dictation:  peça aos alunos para colocar o livro do outro lado da sala. Eles terão que ler, memorizar e escrever no bate-papo  ou num documento tipo Google docs.
 Verdadeiro ou Falso: após a leitura de um texto os alunos terão que  ficar em pé se a frase que o professor disser for verdadeira ou permanecer sentado se for  falsa.
Caminhada: os alunos podem ir  a outro cômodo ( sem câmera) e responder perguntas de modo que os alunos descubram onde ele está. Também pode ser usado para treinar descrição de cômodos e mobiliário.
I spy: o professor determina o que quer ver e os alunos saem pela casa  para trazer o que foi pedido. Pode ser usado para trabalhar roupas, cores, objetos.


Um comentário:

  1. Anna, bom dia! Amei! Bjs, gratidão e parabéns pela pesquisa. Você é demaisssss.

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.