“......Lembra-se de todas aquelas caixas na garagem?
- Quais?
- As que têm Roger escrito...........Estão cheias de
objetos e roupas velhas de meus pais – disse ele. – Fotos, cartas, roupas de
bebê, livros e quinquilharias. O reverendo empacotou tudo quando me trouxe para
viver com ele. Tratou- os da mesma forma que seus mais preciosos documentos
históricos, caixas duplas, proteção contra traças e tudo o mais.
( ...)
- Uma vez perguntei a ele por que se dava ao trabalho de
guardá-los, eu não queria nada daquilo, não me importava. Mas, ele disse que
guardaríamos mesmo assim, era a minha história, ele disse, e todo mundo precisa
de uma história. “ ( em Outlander – O
resgate no Mar- p. 358-359, Gabaldon,
Diana, 2015, Saída de emergência Editora).
Não se trata de apologia a guardar tudo. Ao contrário, uma
boa arrumação de armários com direito à doação e lixo sempre será muito bem vinda.
Por outro lado, há a questão de manter alguns objetos como num museu para contar
sua história. Como no texto de Gabaldon, devidamente acondicionados e mantidos,
mesmo que não sejam olhados. O importante é saber que sua história esta ali.
Por isso, ao ensinar as crianças do Fundamental 1, é essencial trabalhar a história delas. Com a ajuda dos pais, uma exposição com
algumas roupas, brinquedos favoritos, documentos e sugiro até uma caixa de
sapato decorada com fotos da família, ou seja, cada criança pode formar seu
pequeno museu. Entendendo sua história, ficará interessada em outras histórias,
compreenderá a passagem do tempo e valorizará os antepassados.
Os momentos onde a família conversa sobre o momento do
nascimento, a gravidez, os primeiros anos de vida proporcionarão aconchego e
muita roda de conversa para o lar. Por que não ver fotos e vídeos? Conversar
mais com olho no olho e menos mensagens online, mais presença física!
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