Jornal A Tribuna 11 de março de 2018 |
Segundo a reportagem acima e a opinião do oftalmologista
Marcos Garcia, pode ser atribuída à tecnologia, a explosão de casos de miopia no Brasil e no
mundo. A matéria chamou minha atenção porque eu já vinha observando ,em meus
alunos adolescentes, a crescente dificuldade de enxergar. Embora jovens, percebo
que estão com dificuldade para ler o que está escrito no quadro branco e até imagens e textos projetados. À princípio, achei que
era um motivo para levantar e aproximar-se do quadro ou porque não levavam os
óculos para as aulas de inglês pela vaidade típica da idade uma vez que já tinham
usado pela manhã na escola. Porém, ao ler o artigo supra citado, deparei-me com
a confirmação do que eu já havia
constatado no meu dia-a-dia.
No mesmo artigo, são sugeridas atividades ao ar livre ou
esportivas que estimulem a visão de longe. Como professora e coordenadora
sugiro que nos planos de aula sejam acrescidas atividades lúdicas e jogos com
esse objetivo. Por exemplo:
·
mostrando figuras ou palavras de longe e os alunos terão que ler ou reconhecer,
·
jogos tipo wall dictation onde os alunos têm que
ler a palavra, correr, desenhá-la, e escrevê-la ou ditá-la para seu grupo,
·
palavras
coladas ou escritas na lousa ou
no chão em que os alunos escutam uma música ou história e correm para apanhar o
slip ou marcar a palavra na lousa ao ouvir;
·
imagens ou palavras espalhadas pelo pátio para
que os alunos recolham ou agrupem-se próximo
a elas obedecendo o comando da professora.
Todas esta sugestões simples, incorporadas
à rotina de sala de aula, poderão ajudar
a prevenir a miopia e acrescentar
diversão e aprendizagem às aulas.
Um oferecimento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.