Já afirmava Jean Piaget que o erro é necessário
quando se quer aprender e para David Ausubel aprender significa ampliar e
reconfigurar ideias. Por isso, acredito que o professor deve estar sempre
preparado para interromper o planejamento e trabalhar as novidades que surgem
no caminho.
Assim,
certo dia, como diria Drummond “ tinha uma pedra no meio do caminho”. Ao
corrigir as provas, descobri que uma aluna deixara todo um exercício sem fazer
e, por luxo, era o mais fácil de todos. Na verdade, ela o deixara por último
pois sabia fazê-lo e depois, simplesmente, esqueceu.Embora morrendo de dó, não
tive outra alternativa a não ser descontar os pontos daquela questão.
Na
aula da entrega dos resultados, aproveitei para trabalhar este fato. Deixei bem
claro que eu tinha certeza que ela sabia as respostas, porém infelizmente, ela
as deixara em branco. Salientei ainda, para todos, que este fato trazia uma
lição para todos nós. Eu aprendi a conferir se os meus alunos efetivamente
completaram todas as questões ao receber uma prova e todos os alunos aprenderam
a importância de conferir as respostas antes de entregar.
Esta
aula trouxe uma lição muito prática e importante para nossas vidas. Sempre vale
a pena interromper a sequência e o programa e explorar as pedras no meio do
caminho.
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