quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Emoções em sala de aula

Neste período pós pandemia, mais do que nunca, ensinar a reconhecer e a lidar com emoções é mandatório. Mas, como trabalhar emoções em sala de aula? Gosto do muito do jogo Que emoção é esta? Uso apenas as figuras. Primeiro uso as imagens e peço aos alunos que reconheçam o que está sendo representado. Após identificarmos, peço que escolham uma e descrevam quando sentem aquele sentimento e quando foi a última vez que sentiu. Retomo atividades de reconhecimento regularmente, mostrando atores em cenas de filmes e séries e as reações. Outras vezes, retomo com o baralho de cartas e peço que peguem uma carta aleatoriamente e contem quando se sentiram assim pela última vez. Estas atividades ajudam a desenvolver o auto-conhecimento. Gosto do filme de Harry Potter em Azkaban onde as crianças enfrentam o Bicho Papão. Utilizo para discutir sobre medo, coragem, situações em que sentem medo e como lidam com o medo. Mais recentemente o filme da Disney Elementos é perfeito para despertar discussões sobre a raiva, amor e ensinar o idioma também. Com diálogos simples e bem construídos, o filme é uma ótima ferramenta para conversar sobre emoções. Porém, por que é tão importante ensinar sobre emoções? Num mundo voltado para as telas onde a inteligência artificial está cada vez mais assumindo tarefas que antes eram humanas, a Inteligência emocional é o que nos diferencia. Não sabemos como será o mundo no futuro, mas precisamos aprender sobre nós mesmos para podermos encontrar nosso espaço na sociedade. Saber gerenciar emoções torna-se cada vez essencial. Todos sentimos raiva, frustração, tristeza, entretanto, o ponto principal é o que fazemos com essas emoções ou de que forma reagimos a essas emoções quando estamos em sociedade. Ouço por exemplo pessoas dizendo que as mulheres não sabem lidar com emoções e temos inúmeras cenas de filmes nas quais as mulheres perdem a razão totalmente e um homem tem que assumir a situação. Precisamos mudar essa versão de mundo. É imprescindível aprender a não exorbitar, ou seja, não sair da órbita. As emoções nos diferenciam de outros seres e da inteligência artificial. Nosso conteúdo programático tem que incluir o desenvolvimento da habilidade de gerenciar emoções. E nossas meninas têm que enxergar o poder que está em suas mãos e fazer bom uso dele da forma adequada como a protagonista do filme da Disney. Não darei spoilers. Assistam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.