Saber dizer os números em
sequência não significa reconhecer seus símbolos ou saber contar.Certa vez,
percebi que minha filha dizia os números, até contava, mas era incapaz de
encontrar a página 28 do livro, por exemplo, por não saber que esta página
localiza-se após o 27 e antes do 29. Parece incrível??Nem tanto. É até bem
comum na pré-escola.
Para colaborar com a aprendizagem, começamos a colecionar um
álbum de figurinhas. A cada pacotinho comprado, ela tinha que encontrar o lugar
correto do cromo recém- adquirido. Além disso, precisou se organizar para
listar as figurinhas que faltavam e as que tinha para trocar. Foi um longo e
divertido projeto familiar passeando pelo mundo dos números.
Neste processo, além de ter aprendido toda a
história dos personagens Disney, aprendeu rudimentos de soma e subtração.
Hoje em dia, quando passo
pelas praças e vejo a interação entre adultos, adolescentes e crianças,
trocando figurinhas envoltos em uma nuvem de alegria e ajuda mútua, vejo que o
projeto “Figurinhas” vai muito além de gastar tempo e dinheiro. É um
investimento na democracia e socialização. Na verdade, é uma ferramenta para
aprendizagem de matemática, cultura e valores. Definitivamente, nem tudo se
aprende na escola por isso acredito ser um investimento válido.
Muito legal, Anna Silva!! Beijos!! Audrey Kleys
ResponderExcluir