terça-feira, 13 de março de 2018

Dor do crescimento

A Tribuna  24/12/2017

Maria- moleque  e macaquinha eram meu apelidos entre meus familiares porque eu adorava pular, subir em árvores, correr, andar de bicicleta, pular corda, pular muros e se não tivesse nada disso.....o batente das portas serviria. E a noite, eu sofria de dores de crescimento.
Eu reclamava que minhas canelas doíam, que as pernas inteira doíam e doíam mesmo. Minha  mãe fazia massagens, fazia eu tomar mais um banho quente..e no dia seguinte, eu estava pronta para mais peraltices. Dores do crescimento ou musculares? Não sei, mas existiam e os médicos não encontravam nada que as provocasse não importava quantos exames eu fizesse.
Com o passar dos anos, elas passaram. Um dia deparei-me com um texto em inglês que as chamava de “ growing pain”. Acho que eram isso mesmo.
Ao ler a matéria no jornal A Tribuna, lembrei-me de meu próprio  sofrimento.  Eu nunca fui obesa e sempre adorei andar descalça. Sem saber, minha mãe fazia intuitivamente o que está relatado no jornal e é recomendado pelos pediatras. Lembro de minha mãe comentando que fazia exames e nada era encontrado.

Encontrei no site https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/growing-pains/symptoms-causes/syc-20354349  que , visualizado ainda esta semana,  apresenta a seguinte definição:

“Growing pains don't usually happen where growth is occurring or during times of rapid growth. It'sbeen suggested that growing pains may be linked to restless legs syndrome. But muscle pain at night from overuse during the day is thought to be the most likely cause of growing pains. Overuse from activities such as running, climbing and jumping can be hard on a child's musculoskeletal system."

A definição é perfeita para a criança que eu era: “ abusava no uso dos músculos durante o dia” Fiquei pensando se as crianças de hoje em dia ainda sofrerão disso, ou se terão apenas “ growing pain” nos dedos das mãos de tanto usar tablets e celulares. Procurar o pediatra é muito importante e, por favor, não ignore..Dói de verdade, não é manhã. Creia-me!

Um oferecimento:











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.