quinta-feira, 4 de julho de 2013

Uma maçã deixa de ser uma maçã se estiver envolta em gelatina azul?

Na AT Revista desta semana, Paulo Coelho publicou em sua coluna uma história de Confúcio que salientava a importância de saber o nome das pessoas ao nosso redor. Ao ler a coluna, ainda com o pensamento  numa história verídica que uma amiga havia me contado, não pude  deixar de pensar na importância de saber nomear tudo o que nos rodeia. Minha amiga foi a uma reunião na escola da filha de dois anos onde a professora para exemplificar como a filha era  autoritária  relatou que ela se recusou  a pegar a massinha  vermelha para fazer uma maçã. Como  a professora insistia que a menina tinha que usar massinha vermelha e ela queria usar a azul, ela simplesmente não fez a maçã.
Bem autoritarismo é diferente de desobediência. Autoritário é aquele que está sempre dando ordens, desobediente é  aquele não obedece regras ou ordens. No caso ilustrado, há dois erros. Primeiro, a situação exemplificada serve para embasar um exemplo de desobediência, ou seja, a professora ordenou que fosse usada massinha vermelha e, como ela queria fazer a maçã com azul, não obedeceu. É diferente de autoritarismo, este caso é quando a criança dá ordens, inclusive para as outras crianças como “Faça isso!” ou “Agora é assim!”
O outro erro que considero mais grave foi o cerceamento da criatividade. Por que uma maçã não pode ser azul? Aos dois anos de idade, podemos tudo em termos de imaginação. A professora precisaria ter investigado primeiramente se a criança era capaz de nomear as cores, ou seja se não havia um problema para  nomear e reconhecer as cores. Esta etapa vencida, por que cercear a liberdade e a imaginação? Com certeza, há um motivo para a criança querer fazer a maçã azul e, ainda questiono, quem disse que maçãs devem ser  vermelhas? Não podem ser verdes ou marrons? Este caso ilustra a história que relatei numa outra postagem (http://considerasobreeducacao.blogspot.com.br/2013/03/posso-pintar-uma-flor-de-azul.html ) mostrando que ainda hoje há professores despreparados para trabalhar com crianças.
Sugiro aos professores que prepararem-se para a reunião de pais assim como preparam suas aulas. Eu também vive uma situação em que  claramente flagrei o professor totalmente despreparado para a reunião, falando no automático. Na reunião de meu filho que está no ensino médio, aproximei-me da professora de biologia que segundo a escola é excelente e perguntei sobre meu filho. Ela olhou nos documentos  com as fotos e começou a falar que ele precisava falar menos e prestar mais atenção às aulas porque assim conseguiria um desempenho melhor. Após todo esse preâmbulo, que ia na contramão de tudo que os professores das outras disciplinas tinham dito, ela abriu a caderneta para ver a nota dele e ficou boquiaberta pois ela tinha 9 de média!!!!! Ela mesma não conseguiu segurar a surpresa.No primeiro bimestre do ensino médio, este resultado está muito acima do esperado, ou seja, ela falou o que diz para todos os pais sem se preocupar a respeito de quem estava realmente falando e  esqueceu um pequeno detalhe: mães de bons alunos também vão às reuniões.

7 comentários:

  1. Anna:

    O quadro atual da educação é muito pior do que esses exemplos demonstram. É desalentador!
    Além da flagrante falta de preparo dos professores, causa estupefação o fato de alunos concluírem o ensino básico completamente analfabetos, fruto da odiosa progressão automática. E prosseguem a vida escolar na mesma condição.
    É verdade que alguns evoluem e passam para a categoria de "analfabetos funcionais". Quando atingem esse patamar, é motivo de comemoração com queima de fogos e banda de música executando o Hino Nacional.
    O curso superior está em frangalhos, bastando observar os alarmantes resultados dos exames da OAB e do CREMESP, sinalizando que, caso você fique doente ou venha a se envolver numa pendenga jurídica, tenha certeza: vai passar por sérias dificuldades.

    Então, não será uma incompreendida maçã azul ou uma professôra que mal conhece seus alunos que vão agravar ainda mais a indigência a que está relegado o ensino, como nunca na história deste país.

    R.FLOYD

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    1. Tudo começa na base e volta para ela.Prepara-se mal a criança, que cresce e prepara mal a geração seguinte. Temos que quebrar esse círculo.

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  2. Então Anna, claro que reconheço a história. Minha filha foi desobediente concordo. Mas em geral ela não é. Aceita as regras conforme sua idade. E questiona tudo. E a professora me disse que ela questionou o porque de a maçã não poder ser azul. E a resposta, as maças são vermelhas. E sou obrigada a admitir, quando não conseguimos demonstrar a ela o ponto de vista, ela geralmente bate o pé. Até que ponto tenho que podar essas atitudes? Cercear a sua criatividade? Obedecer às regras sim, mas apenas fazer o que se manda, sem saber o porque também não me parece certo. Débora Matias

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    1. Ela não foi desobediente, ela queria explicações e liberdade para criar.A professora é que precisa de melhor preparo pois não sabe dar diferenciar autoritarismo e desobediência, não sabe quais comportamentos são típicos para a idade nem como lidar com a criatividade. Pergunte a Romero Britto de que cor são as maçãs...rs

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  3. Complementando o meu comentário anterior, deixo aqui mais uma triste constatação da situação de penúria que está vivendo o ensino nacional.

    Recentemente, tomei conhecimento que numa seleção de pessoal com nível superior o examinador submetia os candidatos à uma prosaica prova de "ditado". O estarrecedor é que 98% foram reprovados.
    Dá prá aguentar?

    R.FLOYD

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  4. Obedecer às regras, mas apenas fazer o que se manda sem saber o porquê é um pensamento básico das Forças Armadas e uma criança de dois anos não deve estar alistada.
    A professôra é mais uma cretina entre tantos outros que gravitam no meio escolar.
    R.FLOYD

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    1. Amei!!!!! Essa tirada das Forças armadas foi demais!! Vou falar pra minha amiga!!

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