LER – parece tão fácil para quem
já sabe, porém, é um processo cognitivo que exige habilidades múltiplas porque
o aluno precisa conhecer os símbolos, entender a maneira como se
relacionam de modo a gerar a comunicação
e interpretá-los. Paralelamente, o aluno aprende a representá-los escrevendo,
portanto, o esforço cognitivo atinge uma
complexidade que pode levar mais tempo para algumas crianças.
A pressão dos pais e, muitas
vezes, da escola, exercida sobre a
criança gera ansiedade e , consequentemente, um sofrimento que torna-se visível claramente pelo hábito
recém adquirido de roer unhas ou lápis adquirido neste período.
Algumas vezes, em prol de ensinar
a ler e escrever, abandonam-se outras formas de linguagem como desenhar,
pintar, cantar e dançar.Estas outras formas de expressão são relegadas para
segundo plano ou abandonadas favorecendo o tempo destinado à alfabetização.
Entretanto, esta atitude, aliada à pressão exercida pelos pais para que a
criança leia, acaba dificultando e emperrando todo o processo.
Esta semana, minha filha
conquistou o terceiro lugar no Concurso de Contos Stella Carr e foi impossível
não lembrar das dificuldades que ela teve para aprender a ler e e escrever. Ler
foi um processo demorado – para mim, mãe – acompanhado de muita ansiedade. E,
mesmo depois de ter se apropriado do conhecimento básico, enfrentamos
juntas as barreiras impostas pela nossa
complicada ortografia e acentuação. Como num filme, vi passar um desfile de
dígrafos, ditongos, Z, SS, Ç, til,
acento grave, agudo e circunflexo pela
minha mente.
Meu objetivo hoje é tranqüilizar
os pais e pedir que não exerçam cobranças em relação à leitura ou escrita nem
tampouco comparem com os amigos. Sejam
companheiros e comemorem as vitórias pois TUDO PASSA e com a certeza da superação,
aprenderão a ler cada um no seu tempo, como as sementes que germinam lentamente
em seu próprio ritmo ou o milho da pipoca que,embora colocado ao mesmo tempo e
no mesmo pacote no microondas, estoura transformando-se em pipoca em momentos
diferentes. Aproveitando esta comparação, afirmo que não sobrarão milhos sem
estourar, pois todos que têm oportunidade, aprendem a ler. Vc conhece alguém
que foi à escola e nunca aprendeu a ler?
Anna...sempre acreditei ser fundamental respeitar cada fase da vidinha de uma criança,desde seu nascimento até tão esperada fase da descoberta da leitura.
ResponderExcluirParabéns pela Mariana...uma belíssima conquista.
Grande abraço