tag:blogger.com,1999:blog-112714350026614794.post5227727340358444058..comments2023-11-20T22:28:31.807-03:00Comments on Considerações sobre a educação: Trabalhando em equipeAna Silvahttp://www.blogger.com/profile/05267000994768559917noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-112714350026614794.post-14190118109300354992013-07-22T23:33:31.552-03:002013-07-22T23:33:31.552-03:00Obrigado Anna,vc traz textos muito interessantes,é...Obrigado Anna,vc traz textos muito interessantes,é isso ai tem que começar por nós...essa turma que está começando agora já tem que ser instruídas p/formar um novo conceito <br />AbraçosAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-112714350026614794.post-43406487140086884992013-07-22T22:54:02.892-03:002013-07-22T22:54:02.892-03:00Vamos mudar o mundo acadêmico!! Abraços!Vamos mudar o mundo acadêmico!! Abraços!Ana Silvahttps://www.blogger.com/profile/05267000994768559917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-112714350026614794.post-42282444887884490402013-07-22T22:53:30.316-03:002013-07-22T22:53:30.316-03:00Muito obrigada pela sua valiosa contribuição. Como...Muito obrigada pela sua valiosa contribuição. Como vc mesma afirma em suas colocações, temos muito trabalho pela frente. Não posso afirmar em termos conclusivos, mas pelo que vejo na prática, os professores e instrutores escolhem o caminho mais fácil dividir em dois times: meninos contra meninas. Já percebeu que é sempre assim? Meninos CONTRA meninas? Acredito que haja um condicionamento, um hábito sociológico nessa divisão. É a respeito disso que proponho um maior cuidado e uma mudança. Estava com saudades dos seus comentários!Um abraço. Ana Silvahttps://www.blogger.com/profile/05267000994768559917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-112714350026614794.post-31125637261235561772013-07-22T21:06:59.716-03:002013-07-22T21:06:59.716-03:00Um Abraço fraterno ! Sua amiga das coresUm Abraço fraterno ! Sua amiga das coresAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-112714350026614794.post-23639390880844185202013-07-22T21:06:13.828-03:002013-07-22T21:06:13.828-03:00As crianças não se separam a todo momento. Nos jog...As crianças não se separam a todo momento. Nos jogos que demandam múltiplas habilidades, nas comparações de altura e peso, nas salas de leituras, a questão de gênero está menos diluída. Por outro lado, nos grupos (“as panelinhas”), na hora do refeitório, em muitas brincadeiras, essas diferenças se acentuam. Quando não, são incentivadas ou mesmo forjadas pela equipe escolar, na organização de competições entre os sexos. Seria inaceitável, atualmente, criar uma disputa motivada por raça (negros x brancos) ou religião (judeus x cristãos). Com o sexo, no entanto, não se pode afirmar o mesmo.<br /><br />Para aqueles que defendem que as diferenças entre as meninas e meninos são “naturais” e, portanto, não devem ser foco de atenção, vale a observação de que nas vizinhanças e bairros as segregações por sexo podem ser muito mais minimizadas. A evidência de que a segregação, na escola, é maior do que nas vizinhanças, indica que a escola possui suas particularidades na socialização de gênero.<br /><br />Nas suas observações, Thorne (1993) mostra que quanto mais semelhantes as idades entre as crianças, maior é a segregação por gênero. Uma vez que a escola organiza as turmas de acordo com a idade, legitima a separação dos sexos. Da mesma forma, a elevada densidade de crianças do mesmo sexo na escola favorece a separação, fenômeno que não se vê nas vizinhanças, onde a heterogeneidade é maior.<br /><br />Para além da descrição minuciosa dessa segregação, a autora adentra nos seus porquês. Será que as explicações para a tendência de separar os meninos das meninas advêm da psicologia? Ou será que estarão fundadas na sociologia? É necessário maior nível de aprofundamento para escapar das explicações de senso comum. Fazer um trabalho em equipe étbm criar o corporativismo entre eles,a necessidade um do outro para a sobrevivência e realização de um trabalhoAnonymousnoreply@blogger.com