segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Slackline e educação

Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores.
Roberto Shinyashiki
Há alguns anos atrás,  recebi , na agenda de minha filha, que ainda estava no maternal, o seguinte recado na agenda:”Mamãe, a Mari caiu hoje do escorregador, chorou um pouco, higienizamos o  local ferido e  ela continuou o resto da tarde bem.”  Após verificar o que havia acontecido pelas palavras da minha própria filha, respondi na agenda; “ Cair faz parte do processo de aprendizagem, pois só assim aprendemos a levantar e, de preferência, rapidamente. Obrigada pela atenção!”
Contei esta historinha para ilustrar a importância das aulas de slackline na escola. Primeiramente, acredito que precisamos  sair do ponto comum que é jogar futebol ou a clássica atitude dos professores de educação física que se limitam a entregar uma bola e permitir que os alunos vão para a quadra, sem aquecimento, e muitas vezes sem qualquer instrução.
Nas aulas de educação  física, configura-se o ambiente perfeito para jogos cooperativos e outros tipos de atividades que propiciam o desenvolvimento do trabalho em equipe e a cooperação entre os amigos.
Assistindo  uma aula de slackline e lendo a revista Nova Escola deste mês, pude visualizar como as aulas deste esporte podem auxiliar os alunos a praticar equilíbrio e força. Alguns temem correr riscos, morrem de medo de não conseguir e  de passar vergonha ou serem “zoados” pelos amigos. Porém, ao perceber que é difícil para todos, começam a aventurar-se e ousam experimentar o novo esporte. Com treino, todos vão conseguindo algum progresso.
Sair do ponto comum e inovar é a chave do sucesso

4 comentários:

  1. Anninha:
    A sua Mari é uma moça feliz. Teve infância. Digo isso porque, se você encontrar uma criança que nunca levou um tombo, que não esfolou o joelho, os braços, que não ouviu o "galo cantar" na sua cabeça, ao menos, umas duzentas vezes, que não comeu areia, barro ou terra, que nunca chapinhou na lama, que não jogou futebol ou correu na chuva, que não tolera andar descalça, que nunca roubou uma fruta do quintal alheio, que jamais tocou uma campainha e fugiu correndo, que não sabe o que é uma ventania gelada, que nunca enfiou o dedo no doce ainda na panela, tenha certeza de que está diante de um futuro adulto infeliz.

    A prática do slackline é um bom treinamento para que enfrentem a corda-bamba da vida adulta.

    R.Floyd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! O slackline favorece o desenvolvimento do equilíbrio, da força e a coragem para vencer medos e ousar. Todas as habilidades necessárias para viver, sem mencionar o cair e levantar.
      Além disso, sair de ambientes fechados e largar os computadores, aproveitando o que a vida tem a oferecer.

      Excluir
  2. Anna:

    Se conseguir distanciar as crianças dos famigerados celulares e seus joguinhos eletrônicos, será uma glória!!!

    R.Floyd

    ResponderExcluir
  3. Minha técnica é usar da tecnologia para conquistá-los e depois, trazê-los ao meu mundo e mostrar que existe Vida além da telinha! No fim, eles descobrem um novo continente e o exploram, entretanto, nós professores e pais, temos que saber encaminhá-los e ter paciência porque tudo leva tempo, mas vale a pena! Obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.