domingo, 20 de outubro de 2013

Capoeira e ensino de línguas

A capoeira é um processo dinâmico, coreografado, desenvolvido por dois parceiros. Caracteriza-se pela associação de movimentos rituais, regidos pelo toque do berimbau, simulando intenções de ataque, defesa e esquiva, ao mesmo tempo em que exibe habilidade, força e autoconfiança, em colaboração com o parceiro do jogo. A coreografia desenvolve-se a partir de um movimento básico denominado  gingado que, embora  proporcione  liberdade de criação,  conserva a estrita obediência aos rituais, a preservação das tradições, o culto aos antepassados e o respeito aos “mais velhos”..( Visualizado em 20/10/2013 às 15h em: http://www.pime.org.br/mundoemissao/indigenascapoe.htm)
Você deve estar se perguntando porque estou falando em capoeira num blog sobre educação. Bem, não bastasse a questão de ser  jogada em círculo proporcionando uma maior socialização e ajudando no desenvolvimento do trabalho em equipe, traz também à luz a oportunidade de conversar sobre nossa cultura e as origens de nossa população miscigenada. Não obstante, o motivo principal de defendê-la aqui é o ritmo e a coreografia. De forma lúdica, as crianças aprendem a obedecer ritmos sem perder a criatividade, qualidades fundamentais para quem aprende uma segunda língua.
O  lúdico, o gingado, o ritmo, os exercícios, a roda e a música são componentes que a tornam essencial na educação das crianças e jovens. Numa era em que os computadores estão aprisionando as crianças em pequenas telas e onde escolas bilíngues estão desenvolvendo várias propostas, a prática da capoeira deveria ser relida como uma atividade fundamental também nas escolas.

4 comentários:

  1. Anninha:

    Por dedução, podemos afirmar que a capoeira está para o ensino de línguas assim como o MMA está para o aprendizado de Matemática, disciplina que exige maior preparo físico.

    R.Floyd

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! Minha pequena faz! Andressa leite

    ResponderExcluir
  3. Faz muito bem mesmo meninas........"CAPOEIRA É PRA HOMEM,MENINO E MULHER" e nossa cultura,historia,é luta e dança é esporte é muito legal.....
    "É LEGAL,É LEGAL
    JOGAR CAPOEIRA E MUITO LEGAL".........ja ouviu algo assim Andressa Leite kkkkkk
    Ronaldinho Capoeira

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.