terça-feira, 1 de outubro de 2013

Alunos ansiosos - como lidar?

capa do gibi
Nove horas da manhã, antes de um bom dia, chega aquele sorriso gostoso me metralhando de perguntas: Vai ter jogo hoje?  Vamos ver algum filme? Vamos pra sala de ICT? Vai ter  cooking class? Os novos alunos virão? Você poderá pensar que é um aluno hiperativo, porém é diferente, é um aluno extremamente ansioso.
O hiperativo, já chegou correndo  muito antes e aos  saltos batendo no batente superior das portas e dançando ao mesmo tempo em que me cumprimenta.
Você acha que parou por aí, nada disso. Ainda faltam os que estão morrendo de sono e no automático, praticamente nem saíram da cama ainda. Um mundo bem colorido  que exige um olhar especial sobre cada um.
Hoje, dissertarei sobre  no meu aluno ansioso. Será que as mães de antigamente não criavam seus filhos já na ansiedade? Elas tinham várias preocupações: o sexo do bebê, a saúde, o enxoval, o dia a dia  da casa.  Atualmente, as crianças são geradas por mães com preocupações muito mais diversas e medo. A angústia já permeia os nove meses de gestação com questões sobre  dívidas, emprego, violência, como educar, insegurança e medo.
Além disso, aprendemos pelo exemplo, portanto comportamentos ansiosos também são imitados: será que comeu o suficiente?, está fazendo atividades físicas?, a escola é boa?, está triste?, computador de mais ou de menos?, estará preparado para a vida e a competição?, tem amigos?
As crianças roem unhas,arrancam os cabelos, comem em demasia,pulam de uma atividade para outra sem  completá-las e estão sempre pensando no depois. Estes são apenas alguns sinais da ansiedade já instalada, na verdade desde antes do berço.
Com meu sorridente e ansioso aluno, ensino a esperar. Sorrio e respondo  vou receber seus amigos e depois vou explicar nosso cronograma. É importante   baixar a ansiedade respondendo suas perguntas, porém ensinando-o a esperar e mantendo-o ocupado antes que roa não só as unhas mas todos os dedos. Após receber a todos, inicio o ritmo normal: abrir livros e cadernos, pegar o estojo e escrever a data. Só então, após esta etapa que transmite segurança porque sabem todo o processo que se seguirá, explico o que está planejado e peço a colaboração de todos ou teremos que deixar de fazer algo.

Ao longo da aula, outros momentos de ansiedade voltarão, então ensinei-os a acalmar a ansiedade respirando fundo várias vezes e contando até cinco. Organizo a aula entre momentos de aprendizagem, de trabalhos manuais,de exercícios físicos e jogos cooperativos ao ar livre, pois esta alternância de atividades ajuda a manter a ansiedade reduzida. E, antes de terminar, vale lembrar que controlar minha própria ansiedade é um ponto fundamental.

4 comentários:

  1. Anninha:

    Quem hoje em dia não sofre de ansiedade? Esse mal está em toda parte, a todo momento.
    Basta ouvir o noticiário do rádio, ou ver os jornais matinais da Tv para sermos acometidos de raiva, ira, indignação e a ansiedade por dias melhores que nunca chegam.
    Desvios de recursos públicos, licitações fraudulentas, conchavos espúrios e indecentes entre políticos, mensalões, leniência do Judiciário, mentiras deslavadas aos borbotões, programas sociais eleitoreiros e fantasiosos, filhos matando pais e vice-versa, mulheres assassinadas por ex-companheiros, menores praticando chacinas, roubos, sequestros, esquartejamentos, saúde e educação em frangalhos, estradas podres, portos ineficientes e toda a sorte de falcatruas. Impunidade generalizada!!

    Em vez de respirar fundo e contar até um bilhão, estamos precisando urgentemente de sessões de "Dois Minutos de Ódio", como na ficção de George Orwell, 1984.

    R.Floyd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro R. Floyd,
      A ansiedade é dos males da nossa sociedade, sem sombra de dúvida. Quando meu filho tinha aproximadamente uma semana de vida, liguei a Tv enquanto ele dormia e fiquei tão chocada com o noticiário que chorei copiosamente sem parar por um bom tempo. Nesta fase mais sensível, resolvi que noticiários NUNCA MAIS . e por um bom tempo, parei de ver os noticiários. Eu gosto de saber o que está acontecendo, mas é no mínimo escabroso. O ser humano não mudou haja vista, as lutas em Roma e várias descrições inclusive bíblicas de fatos acontecidos.Porém, hoje em dia a tv e as redes tornam isso mais público e próximo. Vacinei-me fazendo uma seleção do que vejo e focando nas coisas boas!! Pense positivo!

      Excluir
  2. Anninha:

    Se a solução para o mal da sociedade moderna - a ansiedade - depender de seriados do Tom e Jerry e Pica-Pau, então estamos à beira do suicídio coletivo.
    A Humanidade não deu certo.

    R.Floyd

    ResponderExcluir
  3. Querido R. Floyd,
    Não seja tão pessimista. Ainda há boas almas no mundo. Uns mais evoluídos, outros menos..mas assim caminha a humanidade!!

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.