sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Não tenho tempo



Andando pela rua calmamente, ouço pedaços de conversas aqui e ali. Uma frase é constante: Não tenho tempo ou Não tive tempo ou ainda, Acho que não vai dar tempo. O tempo encolheu?? Preciso perguntar para minha amiga Física e talvez, consiga uma resposta adequada e coerente.
Por enquanto, limito-me a recordar de uma frase que meu irmão me disse há alguns anos atrás: Tempo é uma questão de opção.
Primeiramente, podemos pensar que é uma inverdade, pois investimos muito tempo trabalhando e/ou estudando e que não somos donos de nosso tempo ou agendas pois os compromissos se avolumam a cada dia mais e mais.
Por outro lado, sempre conseguimos um tempo para inserir algo a  mais na agenda. A questão resume-se a estabelecer  o que é prioridade em nossa vida. Os finais de semana deveriam ser devotados ao lazer e à família, porém sempre há uma reunião, um ponto para ser estudado ou a internet consumindo mais do que deveria.
Ao tomar as rédeas do nosso tempo, começamos a ficar mais seletivos e ao mesmo tempo mais conscientes. Comece a mensurar o tempo gasto com a internet, o papo com quem não te acrescenta nada, analise as prioridades que mudaram. Como me recordou minha amiga, se  tempo é igual a velocidade dividida pelo espaço, então trabalhe  melhor a velocidade e o espaço e melhore o seu tempo. Entenda que não é falta de tempo, é escolher fazer outra coisa com o  seu tempo. 
Tempo é questão de opção. Faça suas escolhas!


4 comentários:

  1. Anninha:

    A administração do tempo é uma ciência por poucos conhecida e, considerando, que "time is money", é de fundamental relevância. Afinal, você não anda jogando dinheiro pela janela.
    O tempo está passando exatamente como na era dos dinossauros. Pergunte à sua amiga Física que tem a resposta na pontinha da língua. A vida está mais dinâmica, é verdade, mas o tempo não é mais rapido ou menos lento.
    A alegação de que "não temos tempo" decorre da enorme perda de tempo que dedicamos a responder perguntas idiotas formuladas por pessoas idiotas, com conversas desinteressantes e vazias com gente que não nos acrescenta absolutamente nada, a discutir o sexo dos anjos, a tentar explicar algo a alguém que sabemos, de antemão, não vai entender e se recusa a aceitar.
    As redes sociais também nos roubam tempo com uma quantidade assombrosa de bobagens e sandices que fazemos questão de conferir várias vezes por dia. É assim que esgotamos o tempo de forma improdutiva.

    A literatura sobre "Organização e Métodos" nos ensina no capítulo "Tempos e Movimentos" um magnífico exemplo do aproveitamento do tempo, associado aos movimentos.
    Uma determinada cirugia cardíaca apresentava elevada taxa de mortalidade devido ao tempo que durava. O paciente ficava "aberto" por oito horas. A cada dez operados, oito não resistiam e entravam em óbito.
    Foi feito um estudo dos procedimentos adotados pelo cirurgião e da disposição do instrumental manuseado na cirurgia.
    Contando com o auxílio de outros médicos, alguns procedimentos alternativos do cirurgião foram sugeridos; de instrumentadores para nova disposição do instrumental na bancada própria.
    O resultado é que a operação passou a durar quatro horas e, em consequência, a taxa de mortalidade que era de 80% foi reduzida para 15%.
    Time is life!!

    R.Floyd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Administrar o tempo é realmente uma arte. Anda ontem em uma palestra, discutimos exatamente como as pessoas não têm tempo para nada, ou assim alegam para justificar suas frustrações por deixarem de fazer coisas que queriam. por isso, escrevi essas postagem. Temos que aprender a selecionar, priorizar e organizar nosso tempo sem desperdícios, mas com sabedoria. E administrar o tempo inclui tempo para o ócio, para os amigos e para si mesmo. É uma habilidade a ser trabalhada. Se não for bem priorizada, acabamos por não viver e, simplesmente, passar pela vida. Vale o empenho! Obrigada pela comentário.Abraço,

      Excluir
  2. Querida Anna...hoje assisti a uma matéria da globo sobre isso de uma inutilidade total...vamos esquecer o conceito de comportamento e ficar apenas no plano científico.Nosso cérebro é fabuloso e se protege de grandes volumes de dados apagando o que não interessa, que diz respeito a tarefas repetitivas tais como, acordar,escovar os dentes,almoçar,vestir roupas,etc...aquelas que se repetem são deletadas nos dando a impressão que o tempo passa mais rápido.O cérebro guarda o que interessa,o que é novo, o que é descoberto porque precisa manter-se alerta para a área de raciocínio,entendimento,apreensão de conhecimento entre outros.Não vejo nenhuma vantagem em pessoas que guardam números de telefones e placas de carro,isso não significa nada...só ocupa espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, caro Edu. Tb prefiro aprender outras coisas e utilizar melhor meu cérebro. As atividades que posso delegar seja para outras pessoas ou para aparelhos eletrônicos, eu delego. Acho sub utilização de meu cérebro ocupá-lo tentando memorizar algo que pode ser arquivado em meu celular. Prefiro utilizar meu cérebro, pensando e criando meus textos. Esse processo só eu posso desenvolver.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.