segunda-feira, 22 de julho de 2013

Crianças são crianças

"O adulto que não consegue ser criança não tem prazer na vida, pois o verdadeiro prazer da vida está em não envelhecer nunca." - Walt Disney

Acho que já nasci gostando de viver perigosamente. Adorava  escalar os móveis de casa e subir pelos batentes das portas. Na verdade, até hoje, não uso escadas em casa, escalo os móveis e as gavetas. Rasguei tantos vestidos pulando muros e janelas de casa que minha mãe perdeu a conta, sem mencionar que havia quatro árvores no quintal de casa e eu resolvia ler sentada nos galhos delas... Além disso, eu tinha outras habilidades também, não precisava me abaixar para apanhar objetos no chão pois usava os dedos dos pés para apanhá-los.
Amava  lamber as panelas e as tigelas de bolo bem como roubar um brigadeiro da bandeja da minha mãe,  passar o dedo na cobertura do bolo ou enlouquecer a minha mãe comendo as batatas  enquanto ela  ainda as fritava.
E andar de balanço então? Meu brinquedo favorito..
E como amava fazer uma pergunta...eu queria saber de tudo para desespero da minha mãe e do meu pai.Talvez por tudo isso eu seja tão investigativa.
Estou lembrando tudo isso, pois hoje vi uma amiga brigando tanto com a filha porque ela, a menina, já tão “madura” com cinco anos e ainda não sabia se comportar como uma mocinha. Costumo dizer que devemos ser seletivos com as broncas. Escolha as questões realmente importantes para brigar ou punir. Além disso, converse primeiro, controle os gritos, a ironia e a agressividade. Lembre-se da sua  infância, crianças não são adultos em miniatura.
Às vezes, crescemos  e esquecemos que já fizemos tudo isso e muito mais. Seja mais paciente, ria e sorria mais.....só se vive uma vez....viva e deixe viver..ande descalço, pegue chuva, beba gelado, pule, dance, curta um parque temático...Não esconda a criança dentro de você. Ria de si mesmo.          


18 comentários:

  1. Ainda hoje estive a pensar sobre isso. Realmente, às vezes somos tão egoístas a ponto de reclamarmos do barulho e das brincadeiras das crianças, quando são apenas crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E crianças brasileiras!! Somos um povo ruidoso!! Como diz na Bíblia, há hora pra tudo, não é? Pra semear, regar e colher. Na hora de brincar, vamos Brincar!!Obrigada pelo comentário!!

      Excluir
  2. Anna:

    Dentre as suas inúmeras habilidades, a mais extraordinária e que merece destaque é a de recolher objetos no chão usando os dedos dos pés. Nem os felinos que usam patas e unhas retráteis com maestria são capazes de tal façanha.
    Chama a atenção também a prática do alpínismo doméstico. A escalada de móveis, gavetas e batentes pode ser considerada uma excentricidade mas, a rigor, trata-se de um dom artístico.
    Posso imaginar o ritual para a troca de uma lâmpada no teto do quarto sem o uso de escada. A escalada de um batente ou de um guarda-roupas, a necessária elasticidade para atingir a lâmpada e o retorno ao solo com segurança e o dever cumprido com êxito. Somente podemos assistir espetáculo semelhante no Cirque de Soleil.

    Ocorre-me que essa destreza em pular muros e janelas, subir em árvores, as diversas modalidades de escaladas, o desprezo pela escada, etc...poderia levá-la a abraçar carreira distinta da que tem hoje. Seria aprovada com louvor em concurso para ingressar no Corpo de Bombeiros.
    Mas como tudo tem um preço, militares devem manter perfeita forma física e, assim, teria que abdicar das lambidas na tijela, de comer bolos e batatas fritas surrupiadas e com alto teor de gordura.
    Estão liberados e são benéficos os hábitos de andar descalça, andar na chuva e beber gelado(cerveja, de preferência).

    Mas, acima de tudo, ria de si mesma.

    R.Floyd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro R. Floyd:
      Ainda em tempo, vc viu minha resposta em Mudando de cidade? Abaixo, esta a resposta ao deste texto.Vc estava inspirado!

      Excluir
    2. Caro Mr Floyd,Noite especial: frio, silêncio, um incenso de canela,uma boa taça de vinho e A Cavalgadas das Valquírias seguida de A day in the life. Ótima pedida. Realmente, seu pai tinha razão, há um influência de Wagner nesta música que a torna epopéica!!Gostei!

      Excluir
  3. Caro Floyd, eu rio de mim mesma especialmente porque nasci completamente sem GPS e estou sempre me perdendo. Antes, eu chorava e ficava ainda mais perdida. Hj eu rio de mim mesma e quando a situação fica realmente crítica, ligo pra um amigo, com toda a humildade, e peço que me resgate, isso dá outra postagem..rs. Mas, cá entre nós, vc adora rir de mim, não é? Tira uma onde de tudo!!!! Adorei seu comentário!! Vc tem um blog?

    ResponderExcluir
  4. Anna:

    Procuro estar inspirado sempre. Li o seu comentário para Mudando de Cidade e estou aguardando as suas impressões para Cavalgada das Valquírias, que deve ser ouvida à noite e embalada por uma dose de whisky. Pouco gêlo.
    Se quiser pode publicar a minha história com Wagner; não vai devassar a minha intimidade.
    Ouça também "A day in the life", dos Beatles, a dos "acordes wagnerianos."

    R.Floyd

    ResponderExcluir
  5. Anna:

    Achei interessante e me arrisquei a um no blogspot, mas ainda não escrevi nada.
    Brevemente vou começar a produção.
    Até breve/R.Floyd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro suas colocações perspicazes, criativas e bem humoradas, embora, às vezes, um pouco ácidas, por isso, me avise do seu blog, faço questão de segui-lo.Qto a Cavalgada das Valquírias, tem que ser com whisky?? Devo confessar que gosto muito de vinho, mas whisky é muito forte para mim. Este fato me desabilita a ouvir a obra? Minha mãe bebia whisky com guaraná, porém meu pai sempre dizia q isso era uma heresia!!!Então, fiquei com o vinho!Aguardo seu conselho.

      Excluir
  6. Seu pai tinha inteira razão. Essa combinação é a melhor maneira de se estragar um borbulhante guaraná.
    Wagner também admite um bom vinho. Vá em frente!
    R.Floyd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK Amei sua resposta!! Vc sempre me surpreende de uma maneira agradável. Bem assim que chegar em casa, me aquecerei com um bom vinho, talvez siga o conselho de meu experiente pai que sugere chocolate quente e conhaque, e ouvirei A Cavalgada e Beatles.Mais tarde te conto!!

      Excluir
  7. Querida amiga de tão acido,acaba sendo muito engraçado este que lhe escreve a acaba contribuindo para boas risadas,e se me permitir vc deve fazer logo o seu blog. Anna eu adoro da forma em que vc coloca seus temas,quem nunca subiu em arvore ou cabaninhas,etc e hoje tendo disposição por não ?Somos uma nova geração de mulheres super ativas e dispostas,como vc falou eu tbm preciso de um GPS,sou completamente perdida e por sorte tenho um filho maravilhoso q está sempre pronto a me por no caminho,e não me sinto mal por isso,acho muito divertido e acabo rindo sozinha,até levo um quite sobrevivência caso demore a me encontrar,aguá,barrinhas,fruta etc...Beijo sua amiga das cores.Bom quanto a CAVALGADA DAS VALQUÍRIAS,um bom wisky é um ótimo acompanhante e com esse frio pode ser sem gelo. Abraço Fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Anônima da Cores:

      Pare com suas sugestões instigantes para a Anna. Corremos o risco de perdê-la para sempre no desabamento de sua choupana encravada no alto de uma frondosa mangueira.
      Aí será tarde demais.
      R.Floyd

      Excluir
    2. Caro Mr. Floyd, Está tentando proteger sua consciência? Porque minha choupana na mangueira só desabaria se eu ouvisse a Cavalgada das Valquírias em alto som enquanto bebia whisky. Como ouvi numa altura regular acompanhada de vinho, acho que não corro esse risco. Ah, esqueci de dizer que não tenho desprezo por escadas, porém troco a lâmpada do meu quarto ficando na ponta dos dedos em cima da cama.

      Excluir
  8. Boa noite minha boa amiga das cores, Pois é, tb me divirto muito com os comentários de R.Floyd, embora neste último tenha me chamado de gorda e gulosa indiretamente sem contar a ironia sarcástica em relação ao alecrim. Tb aguardo pelo blog que, a meu ver, inspiradíssimo como é, já deveria ter começado faz tempo. Adorei a sua ideia do kit sobrevivência, vou implementá-lo no meu carro. Pensei em comprar um GPS, já que antes de nascer ao invés de entrar na fila do GPS que Deus distribuía, preferi pegar a fila das acrobacias e elasticidade; entretanto, meus amigos, em uníssono, gritaram "NÃO" preferimos resgatar uma amiga perdida a chorar porque ela morreu num acidente enquanto olhava para o GPS. Boa noite!!

    ResponderExcluir
  9. Anna:

    Mais do que a minha consciência, tento proteger a sua integridade física.
    O desabamento da sua choupana do alto de uma mangueira pode ter consequências imprevisíveis.
    Agora, começo a temer pela carreira de nossa Primeira Bailarina - Ana Botafogo -, ao tomar conhecimento da operação para a troca da lâmpada no seu quarto, realizada na pontinha dos pés. Deve ser um espetáculo deslumbrante e inesquecível.
    Os integrantes do Bolshoi também devem botar as barbas de molho...
    Só uma dúvida me ocorre: a sua cama é muito alta ou o teto é que é muito baixo?

    Quanto às Valquírias, cabe lembrar que Wagner não pode, em hipótese alguma, ser ouvido em volume reduzido.
    Regule no máximo e sonhe à vontade.
    O vinho caiu bem? Gostou da audição?

    R.Floyd

    ResponderExcluir
  10. Caro Floyd,
    Bem, quanto a minha cama, ela é alta, o q tb representa um perigo caso eu despenque durante um sonho, mas também, acredito que o teto seja baixo, embora eu não possa afirmar isso com convicção pois não sou engenheira, mas com apenas 1,63m consigo resolver a questão da lâmpada. Assim, resolvo a questão da escuridão e, ao mesmo tempo, alongo os músculos.
    Qto a Wagner, vc está absolutamente certo e confesso que menti, não estava com o volume baixo porque seria até ofensivo com o compositor. Vai que ele ficasse bravo e viesse me derrubar da minha cama? Wagner combinou com frio e vinho magnificamente bem, inclusive eu estava um pouco triste e esse programa melhorou muito meu estado de espírito. Um dia experimentarei com whisky, até porque com este frio, acho que seria uma grande opção.
    Um abraço, Anna - a bailarina/ alpinista doméstica

    ResponderExcluir
  11. Anna:

    Fico feliz por saber que Wagner conseguiu afastá-la do estado de melancolia. O vinho também deve ter ajudado. Se acontecer novamente, experimente ouvir "Tannhauser" regada com whisky. É uma viagem!

    1,63 de elasticidade, equilíbrio e disposição olímpica. Mesmo que as recomendações da ABNT para a construção civil não tenhm sido observadas, rebaixando o teto exageradamente, o "modus operandi" para a troca da lâmpada é fascinante.
    Fica evidente, também, que a sua cama mais parece um despenhadeiro e pesadêlos devem evitados a todo custo para reduzir o risco de queda durante essas siberianas madrugadas.
    Cuide-se bailarina/alpinista doméstica.
    Um abraço/R.Floyd

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.