sexta-feira, 10 de maio de 2013

Banho de beleza


Com a proximidade do dia das mães, paramos para refletir um pouco sobre  a rotina diária e extenuante das homenageadas. Daniel Goleman, autor da teoria da inteligência emocional, afirma que uma criança  atrai a atenção do cuidador seja pai, mãe, babá ou professora três vezes por minuto. Parece inverossímil ? Não, se considerarmos que esta atenção pode ser  porque está fazendo algo inseguro ou para perguntar ou pedir algo.Assim multiplicando este dado pelo número de filhos ou crianças sob sua responsabilidade, podemos estimar o grau de desgaste físico e mental sofrido pelo cuidador.
Por outro lado, muito tem sido falado sobre a importância de dedicar atenção, carinho e tempo às crianças de forma a  propiciar o  desenvolvimento saudável e inteligente.
Cobranças, mais cobranças e culpa.... e culpa e... mais uma vez... culpa. Assim, num almoço entre amigas, tudo que escutei foi o desabafo pungente de mães, esposas e profissionais que tentam exaustivamente driblar o relógio e corresponder a todas essas expectativas.  Frustradas e culpadas por  esquecer de ler a agenda, mandar o prato de doce para o piquenique  ou  enviar as fotos pedidas pela escola, desfiam um rosário de lamentações, tristezas e mágoas consigo mesmas.
Em defesa das mães, gostaria de salientar que educar um filho é um grande, detalhado e longo projeto que precisa ser desenvolvido por uma equipe formada por todos os que cercam as crianças; pais, professores e familiares. Ninguém nunca disse que é uma tarefa individual!
Para as mães, sugiro que ousem reservar diariamente  dez minutos de total silêncio, tomem aquele banho demorado, acarinhando-se, curtindo-se, passando todos os cremes disponíveis sem interrupções nem batidas na porta.  Nada como um encontro com você mesma, com sua essência, para voltar ao equilíbrio. Após este ritual, você voltará melhor para seus afazeres familiares ou profissionais. Reserve um tempo para você!

4 comentários:

  1. Lindo, lindo, amiga!! Parabéns!! Feliz dia das mães!! Beijos!!

    Enviado via iPhone
    Audrey Kleys

    ResponderExcluir
  2. Assim eu fico com a consciência menos pesada... Rsss
    Muito legal mesmo!
    A Vã repassou o email...
    Beijão, fique com Deus e um super, hiper dia das mães!!
    Cláudia Bozzani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem peso na consciência, tenho certeza que você faz o melhor!!

      Excluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.