sexta-feira, 15 de março de 2013

Bela Adormecida e suas lições


Muito aprendemos com contos de fadas, aliás é justamente esse o objetivo da existência deles. Hoje vou me deter a uma parte de A Bela Adormecida. Você lembra porquê a princesa Aurora foi amaldiçoada e condenada à morte ao atingir os quinze anos?
Porque a bruxa Malévola que andava afastada e frequentado a região do Mal não foi convidada. Como vingança, despeitada por  não ter sido convidada, compareceu  ao batizado, lançou sua maldição e desapareceu. Por sorte, uma das boas fadas ainda não havia ofertado o seu presente e conseguiu remediar a situação, uma vez que desfazê-la seria impossível. Daí, vem a ideia e a famosa frase que “ quem tem uma madrinha, tem tudo”.
O Rei, lembrem-se que Homem age, resolveu pelo caminho mais fácil. Ao invés de educá-la ensinado-a a não mexer em fusos, resolveu eliminá-los do caminho de vez, em grande estilo, queimando-os.
Infelizmente, não é bem assim que as coisas funcionam e, da mesma forma que Jesus foi tentado no deserto, a Bruxa, símbolo do Mal, assim como a cobra no Gênesis, vem convencer a Princesa, completamente despreparada, a seguir outro caminho e encontrar sua perdição levando toda a família e o reino com ela para um sono de cem anos.Interessante salientar a veracidade desta questão pois somos parte de um todo e tudo o que afeta uma pessoa,afeta a família e os amigos, ou seja todo o nosso círculo é afetado pelas consequências de nossos atos.
Por isso:
  • cuidado com quem você convida, mas também com quem você deixa de convidar
  • certifique-se de estar cercado por pessoas do Bem
  • não fale com estranhos ou cairás vítima de estelionato
  • suas escolhas trarão conseqüências para todo o seu círculo de amigos e familiares
  • alerte  sobre os perigos, ao invés de eliminá-los.
Aposto que vocês não se lembravam mais desses pontos, não é? Mas, acredito que estejam em nosso inconsciente coletivo.

3 comentários:

  1. É a mais pura verdade,as pessoas cometem atos impensáveis,não olham a que fazem o mal,magoam,ou lesam,o seu castigo, em alguns casos... estão fadadas a solidão ou a reclusão;Temos que olhar ao nosso redor será que aquela pessoa tão bacana é realmente tudo aquilo que aparenta ? Não fossamos para as pessoas aquilo que não queremos para nós mesmos, ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  2. Que reflexão profunda e triste! Ao mesmo tempo que orienta,traz uma certa angustia.... as relações pedem cautela e olhares atentos.
    Parabéns amiga pela sensibilidade do texto

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.