segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Hora de dormir


Desde crianças, ouvimos falar da importância do sono e vários especialistas estão sempre elucidando e motivando as pessoas a terem qualidade de sono, pois  essas horas são essenciais para a saúde. Concomitantemente, discutimos sobre o número de horas que nossos adolescentes passam na internet especialmente durante a noite e os malefícios que essa vigília pode trazer para a saúde; entretanto, pergunto e as crianças e bebês? Quantas horas deveriam dormir por dia? Essa jornada de sono pode ser a qualquer hora?
Como educadora, limito-me a afirmar que o ritmo na vida da criança é essencial para que ela se desenvolva com saúde e segurança, pois a oscilação e falta de parâmetros a confundem. Os pediatras, normalmente, aconselham a manter horários de refeições, vigília e atividades em geral bem distribuídos e constantes.
Embora, não seja da área médica, sei que vários especialistas têm preconizado a importância do sono e os sintomas que a abstenção dele pode provocar. Estes sintomas vão desde dores de cabeça, falta de concentração, mau humor até problemas de pressão e outros mais sérios. O pediatra Moises Chencinski afirmou em  entrevista para a ATRevista  que a criança que não dorme direito pode ter alterações de humor e apetite, desatenção nas atividades escolares e cotidianas e problemas de crescimento pois é enquanto dorme que ela consolida a memória e fixa o que aprendeu durante o sono. Além disso, segundo o pediatra, o pico do hormônio GH ( do crescimento) é noturno, portanto se não há bom sono a altura esperada pode não ser atingida.
Apesar de tudo isso, esta semana verifiquei um fato preocupante: crianças de um ano num barzinho de madrugada. Abismada com  o bebê sentado num cadeirão em frente à minha mesa, comecei a observar à minha volta. Para minha surpresa, o pequeno bebê não era uma exceção, mas era a regra geral. Vários pais com crianças entre 1 a 7 anos, sentados na mesa de um bar, bebendo, conversando alto, música tocando e o mais surpreendente à uma da manhã. Algumas crianças já esfregavam os olhos com sono, outros resmungavam um pouco e outros bem  acordados prestando atenção a tudo.
Sinal dos tempos??? Estarei ficando velha??? De fato, hoje em dia, as crianças estão muito mais espertas e, exatamente, por isso precisamos tomar muito cuidado com o que elas veem, que tipo de energia circunda o ambiente ao redor delas e zelar pelo bem estar dos pequenos. Compreendi porque tantos pais reclamam que as crianças não vão dormir cedo e culpam a televisão como se este aparelho tivesse vida  própria e ficasse ligado sozinho. Criança tem que ir para a cama todo dia no mesmo horário e cedo, almoçar no mesmo horário e, cá entre nós, quem manda? A televisão que se mantém ligada sozinha?
No carnaval, eu estava saindo de casa e encontrei com um casal no elevador com uma menina de três anos linda em sua fantasia de fada. Fiquei chocada, eram 22 horas e eles estavam indo para um tenda na praia. Como assim?? Como uma exceção devido ao feriado, eles poderiam estar chegando com ela em casa! E, ainda  acrescentaram: “Ela não dorme cedo mesmo.”
Difícil compreender, numa era em que se preconiza que  querer é poder e podemos ter tudo o que quisermos,  que os pais não consigam uma coisa simples como fazer seus filhos dormirem cedo. Conseguem dar conta de jornadas triplas, manter –se plugados,gerir grandes empresas e negócios, resolver uma infinidade de problemas e não conseguem gerir a hora de sono dos seus filhos.
Filho é uma responsabilidade para o resto da vida e zelar pelo bem-estar e saúde também. Talvez, eu esteja ficando velha mesmo....vamos ver daqui a alguns anos o resultado.
Hora de dormir ou hora de acordar?

4 comentários:

  1. Creio que eu tbm estou ficando velha, muito velha! É triste ver mais e mais adeptos da liberdade a qualquer preço,que futuramente,será confundida com a libertinagem e desrespeito, devido ao despreparo destes "pais modernos"!

    ResponderExcluir
  2. Prezada Ana, há uma revolução em curso, qual seja, a da deturpação da natureza sob todos os aspectos e dimensões e o ser humano, lógico, é a principal vítima. Como dizia meu querido e amado pai:"Filho, o natural é insubstituível". O que estamos fazendo conosco, com nossos filhos e com a nossa natureza: Acredindo. A resposta virá e será mais uma grande tragédia da história da humanidade, tipo era glacial. Abraços. Rubens Amaral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dr Rubens Amaral!Vou fazendo meu trabalho de conscientização como formiguinha!

      Excluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.