quarta-feira, 13 de junho de 2012

Momentos de briga...


Falando em inteligência emocional, toda e qualquer oportunidade deve ser usada para trabalhar as emoções com as crianças. Sempre que presencio uma cena de briga na TV, aproveito para trabalhar as técnicas de uma discussão saudável.
Segundo psicólogos:
·        Gritar deve ser evitado a todo custo;
·        Pense bem o que vai dizer quando começar a discussão;
·        Algumas vezes, é melhor postergar a discussão para um momento mais oportuno, quando as pessoas estiverem mais tranqüilas;.
·        Manter o foco no assunto, ou seja, não desvirtuar para outros assuntos. Por exemplo, se a questão é o atraso constante aos compromissos, não discutir o valor das contas telefônicas;
·        Pedir desculpas quando estiver errado;
·        Evite usar os advérbios SEMPRE  e   NUNCA , pois normalmente, não compõem uma verdade absoluta.

Todas essas técnicas requerem treino. Eu mesma me flagro utilizando os advérbios “Vocês sempre fazem isso!”  ou “Vocês nunca fazem..” Mas, precisamos aprender a nos controlar. Costumo dizer para meus filhos, que ao entrarmos em combustão, saímos destruindo com fogo uma boa parte da região que nos cerca e terra queimada não produz bons frutos. Por isso, precisamos vigiar nossos pensamentos e nossas palavras.



4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, mas é fácil falar, nem tão fácil fazer!!! Mas, vamos tentando..

      Excluir
  2. Concordo com você, mas na hora H, a coisa fica muito difícil, mas hoje em dia já consigo me controlar mais, pois já fui muito mais explosiva.

    Denize

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando estou na TPM, é bem difícil segurar a onda...mas, a gente faz um grande esforço...rs

      Excluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.