segunda-feira, 26 de março de 2012

Quando a criança só sabe falar chorando...


            Vou partilhar minha experiência pessoal,pois penso que se obtive bons resultado, talvez outras pessoas também consigam.
             Por muito tempo, desesperei-me com  minha filha cujas  lágrimas estavam sempre em seus olhos. Desde bebê, ela sempre foi muito chorona, mas com o passar dos anos parecia piorar mais e mais.
             Essa situação é difícil de contornar uma vez que com uma criança agressiva ou com conduta inadequada, o famoso time out funciona muito bem. Isola-se a criança para que ela pare, acalme-se e, com o tempo consiga refletir sobre o que fez de errado.Aconselha-se que fique sentada aproximadamente um minuto para cada ano de vida pois é o tempo suficiente para acalmá-la sem perder o foco do motivo que levou ao time out.
             Bem, mas o que fazer com uma linda menina que só chora?
             Quando era bebê, comecei a só atendê-la quando não chorava e redobrava a atenção e carinho quando estava sorridente.Assim que começou a falar, se ela pedia alguma coisa chorando, eu não atendia e deixava bem claro que somente quando ela fosse capaz de falar sem chorar,  eu providenciaria o que ela queria. Nesta etapa, funcionou. Foi difícil, pois ela desenvolvera o hábito de pedir tudo chorando. Mas, hábitos se formam e transformam.
             Ao crescer, procurei dar muita atenção,carinho, aconchego e conversa com a voz calma e um tempo para que ela se recuperasse.Algumas vezes, tive que ignorar ou permitir que ela por si só desse vazão aos sentimentos e aprendesse a controlar suas emoções. Com paciência e voz tranqüila ia explicando, ensinando técnicas de relaxamento, proporcionando momentos que ela aprendesse a falar e principalmente a nomear o que sente.Quando sabemos diferenciar uma sensação de um sentimento e um instinto de um fato, somos capazes de nos controlar e entender melhor.
              Parece fácil? Só parece. É um trabalho de uma vida inteira, afinal algumas mulheres parecem ter nascido com uma torneirinha aberta.

5 comentários:

  1. Anna,
    Passo por isso com meu filho de 5 anos. Na verdade passava muito, agora passo bem menos. No desespero, bati no Google "criança que só fala chorando" e achei seu post. Muito pertinentes e eficientes os seus métodos. Me ajudaram muito.
    Vou tirar um tempinho para ler os outros... hehehe

    Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Camila Thibes, não escrevi como educadora, mas como mãe..Passei por isso com minha filha. Hj ela está uma moça de dezoito anos que sabe chorar, mas como profissional tb sabe segurar o choro. Obrigada!! Vai me passando sua experiência, pode ajudar outras mães.

      Excluir
  2. Anna,
    Passo por isso com meu filho de 5 anos. Na verdade passava muito, agora passo bem menos. No desespero, bati no Google "criança que só fala chorando" e achei seu post. Muito pertinentes e eficientes os seus métodos. Me ajudaram muito.
    Vou tirar um tempinho para ler os outros... hehehe

    Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Sou mãe da Lara (4a6m) e Carolina (2a6m).
    Tenho essa dificuldade. Com o nascimento da irmã, um ano depois, a Lara começou a regredir: fala choramingando e o coco só faz se for na fralda. Aqui em casa parece que as idades são invertidas. Carolina muito bem resolvida. Já faz xixi e coco no vaso. Não usa mais fralda. Claro que eu sei que cada uma tem seu tempo. A questão é que já tentamos muitas opções para que a Lara melhorar nos quesitos que mencionei, inclusive sessões com psicóloga, que ao nosso ver não foi satisfatório. Enfim... Já tentamos pedir para ela acalmar e parar de chorar antes de pedir alguma coisa, castigo, ficar no cantinho do pensamento.... etc. Não tivemos sucesso. A situação fica ainda pior, claro, quando há sono ou fome na jogada, ou quando a irmã impõe o que quer. Será que posso contar com a ajuda de vocês?

    Um abraço.

    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, querida. Suas filhas ainda são muito novas..mas as coisas vão melhorar.. Apenas lembre-se de não reforçar esse comportamento falando sobre isso na frente dela ou dando mais atenção nos momentos de choro. Outra coisa que ajudou foi a Homeopatia..é uma linha que tratará a questão da regressão da mais velha e o controle das emoções. Se precisar, é só me contactar..estu com um site agora: www.consideracoessobreeducacao.com.br

      Excluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.