segunda-feira, 7 de março de 2011

Viajar aprendendo


Minha mãe já dizia que o melhor da festa era esperar por ela. De fato, os preparativos e a ansiedade são a melhor parte. Organizar, planejar e sonhar criam uma expectativa capaz de imprimir lembranças em nosso cérebro para sempre.Por isso, defendo que, a  viagem de férias deve ser planejada com antecedência para ser  amplamente aproveitada num sentido cultural. 
Como educadora, acredito que não podemos desperdiçar momentos de aprendizagem. Desnecessário mencionar como a construção do conhecimento é efetiva quando trabalhada partindo da realidade, portanto, viajar proporciona  vivenciar a GEOGRAFIA  e a HISTÓRIA local. 
                             Sugiro que ao definir um roteiro, dediquemos algum tempo a observar o mapa, estudando a localização, a vegetação, a capital e a formação rochosa. Esta pesquisa cria a expectativa necessária para antecipar a viagem. Estudar como é desenvolvida a economia local e como foi formada a comunidade ajuda a compreender as características locais.
                             Ler e pesquisar em família traz dois benefícios: une a família e ajuda no crescimento cultural de todos. Cada um vai construindo seu conhecimento de acordo com a área de interesse pessoal e partilha esse conhecimento. Conforme dito anteriormente, a família passa a compartilhar conhecimento e a discutir assuntos diferentes, ou seja, o diálogo inteligente e rico é desenvolvido aproximando os membros da família em torno de um objetivo comum.O ambiente familiar fica mais saudável e, durante a viagem, todos aprendem mais durante o city tour .
                              É claro que tudo isso, não dispensa muita diversão e muitas fotos.O objetivo   principal é diversão em família, mas podemos usufruir mais desses momentos adquirindo conhecimento para a vida.  História e  Geografia deixam de ser meras matérias escolares e passam a ser ferramentas para compreender o ser humano e todas as suas variáveis. Somos capazes de entender as diferenças culturais e compreender que o ser humano é fruto, também, do meio e da história da sua comunidade.
                               Sempre é tempo de aprender, mesmo em férias!

2 comentários:

  1. Com certeza as viagens devem incluir esse aspecto educacional. Muitas vezes a Luana está estudando algo e eu a faço recordar de algum momento de alguma viagem ou passeio. Qdo ela estudou relevo, nós fomos a São Paulo e ela pode ver o que é restinga, mangue, vale, planície, planalto, etc.
    Bjs e parabéns pelo BLOG! Depois visite o meu, ok?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anna
    Agora vou acompanhar o seu blog, já vi que existem temas que podemos abordar nas próximas reuniões.
    Beijokass.
    Deise.

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.